O Google revelou esse mês o seu ranking dos termos mais buscados em 2022. O ranking é um termômetro de quais conteúdos chamam a atenção, quais temas dominam a internet e quais são as principais preocupações e necessidades dos internautas.
No Brasil, o ano foi particularmente bem movimentado: com grandes eventos, Eleições, Copa do Mundo e Big Brother se sobressaíram entre os temos mais buscados no Google, liderando o ranking das buscas feitas pelos brasileiros.
Ao todo, 18 categorias foram divulgadas – entre elas inclui acontecimentos, personalidades, memes, filmes, séries, entre outras. E, neste ano, as categorias em destaque foram organizadas pelas perguntas feitas aos buscadores “como fazer”, “o que é?” e “quanto custa” – o algoritmo agrupou pelo jeito que as pessoas digitam a busca.
Curioso(a)? Então chega de introdução e bora conferir os 180 termos mais pesquisados aqui no Brasil:
Cruzando essas informações também com a categoria de “Acontecimentos”, dá para entender certa tendência, né? Perguntas relacionadas à eventos foi maioria nesse ranking (inclusive a dúvida sobre o camelo rs).
PERSONALIDADES
Lula
Klara Castanho
Rodrigo Mussi
Roberto Jefferson
Jair Bolsonaro
Jade Picon
Simone Tebet
Alexandre de Moraes
Padre Kelmon
Cris Rock
Cruzando os dados com a categoria “Acontecimentos”, você percebe o motivo da maioria dos políticos aparecerem nesta lista, né?
Deixa eu adivinhar: você provavelmente usou (ou pensou em usar) um desses memes nos posts das redes sociais, né?
RECEITAS
Bolo caseiro
Pão de queijo vegano
Yakisoba
Banofee
Bolo de cenoura de liquidificador
Bacalhoada
Quentão
Canjica para festa junina
Massa de panqueca
Mousse de maracujá
Você fez parte desse ranking? Encontrou nessa lista algum termo que você pesquisou esse ano? Conta pra gente nos comentários 😀
Tendências 2023
O relatório serve para acompanharmos a evolução pelos termos buscados pelos usuários e identificarmos tendências. A ideia é traçarmos esses dados com os dados que temos sobre nosso público e utilizá-los em nossas estratégias de marketing, com conteúdos e soluções.
“As categorias que envolvem perguntas dos usuários, são termos muito valiosos para nós que atuamos com marketing, pois dessa forma conseguimos entender melhor as dores e dúvidas que as pessoas possuem e tentar traçar uma tendência com o nosso persona em específico, de cada empresa” – aponta Veronica Gomes, consultora de marketing e marcas na Mkt Ideas.
Pra quem não conhece, a ferramenta do ranking é a Google Trends. Ela é gratuita e nos permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo. Ao pesquisar por uma palavra, o Google Trends mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo e o vertical, o volume de buscas.
Está em dúvida se em determinada região do Brasil as pessoas usam mais “ferramentas” ou “software”? O Google Trends pode ajudar com essa resposta, por exemplo. Gostaria de saber se um influenciador é mais pesquisado do que outro para uma parceria? O Trends também pode ajudar nessa pesquisa.
Se esse artigo foi útil de alguma forma para você, compartilhe em suas redes sociais e participe de nossa lista VIP – assim você ficará por dentro de diversas dicas rápidas:
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2022/12/termospesquisados-2022_by-mkt-ideas.png5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-12-21 15:49:552022-12-21 20:59:15Google revela lista com os termos mais pesquisados em 2022
Se seus resultados estão estagnados e sua empresa não consegue gerar um ROI positivo, talvez esteja na hora de repensar o planejamento e o direcionamento das suas ações de marketing.
Estamos no penúltimo mês do ano e já está mais que na hora de planejar o orçamento de 2023.
Mas você já parou para pensar onde está o seu investimento de marketing? Você já fez um planejamento estratégico?
Se ainda não fez, pare tudo!
Você pode estar em um buraco maior do que imagina. Digo isso porque se a sua empresa não sabe onde quer chegar e não tem um planejamento para isso, qualquer ação pode parecer fazer sentido (ou não).
Independente do tamanho do seu negócio, “o planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas, por exemplo”,
– diz Marcos Bedendo, professor de marketing estratégico da ESPM.
Muitas vezes somos ansiosos e queremos já colocar a mão na massa. Mas a verdade é que, se você quer atingir os objetivos da sua empresa, é necessário traçar metas, e para traçar metas, devemos bolar um plano. Não é mesmo? O plano servirá como um mapa para que sua empresa chegue ao seu “destino”.
Quando você realiza um planejamento claro com cronograma e direcionamento para os próximos meses, as chances do resultado das ações serem mais assertivas são altas.
Dependendo do porte da sua empresa, isso pode significar a economia de milhares de reais ou um aumento no faturamento de milhões.
Vale fazer essa reflexão!
Então, pare e comece a pensar em estruturar a estratégia do seu negócio para que possa de fato impactar seus resultados no próximo ano.
Nunca é tarde para definir propósitos, objetivos, metas e resultados. Se precisar de uma mãozinha, conte conosco!
Um exemplo de planejamento de marketing pode conter coisas como:
Reposicionamento da marca e identidade visual da empresa para geração de valor
Criar anúncios segmentados para alcançar o público alvo de forma mais rápida e eficaz
Aumentar a rede de relacionamento e engajamento com clientes nas redes sociais
Desenvolver conteúdos de qualidade no blog para que sejam encontrados nos sites de busca orgânica, se tornar referência no segmento e aumentar as visitas no site
Gerar leads nas etapas da jornada de compra, a fim de converter leads iniciantes mas também leads com bastante maturidade para vendas
Trabalhar essa geração através de materiais ricos e landing pages
Fazer automação de marketing afim de preparar os leads para o momento da compra, de acordo com o seu perfil e interesse, sempre trazendo para o fundo do funil, próximo a venda
Nutrir, se relacionar e divulgar as ofertas da empresa com seu público através de envios de e-mail marketing
Acompanhar e analisar os resultados a fim de encontrar melhorias e oportunidades de otimização
….quanta coisa!
Por isso é hora de criar ou repensar o seu planejamento de marketing.
Para te ajudar, nós montamos um passo a passo resumido de como criar um Planejamento de Marketing de Sucesso. Confira:
1- Analise a Empresa, Mercado, Público e Concorrente
Algumas informações norteadores do planejamento são os itens de identidade organizacional da sua empresa. Os 3 mais importantes são: Missão, Visão e Valores. A partir dessas informações vamos conseguir definir e planejar metas.
Avalie também quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua empresa. É preciso analisar o mercado do segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio. Anote suas forças e fraquezas (análise SWOT) e o capital disponível para ações de marketing.
Além disso, entenda quem são seus clientes. Às vezes, o público alvo ideal não é o consumidor. Você pode ter como objetivo atender a classe A, mas o seu consumidor é o C, ou vice versa. Para isso, devemos desenhar o persona da sua empresa com descrições detalhadas e específicas. Não queira ser abrangente demais, para não pulverizar os seus esforços.
Depois disso, avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos seus principais concorrentes. Veja o que estão fazendo e o que você pode fazer melhor para se diferenciar.
Dica: se você se diferencia, você deixa de ter concorrentes diretos e aumenta o seu valor de marca. ;) Portanto, encontre seu diferencial estratégico!
2- Trace suas Metas e Objetivos
Todas as suas ações de marketing devem ser miradas para atingir o tipo de retorno que você precisa obter. E toda meta deve ser pertinente com o seu nicho, sua estratégia, perfil da empresa e do público-alvo.
Por exemplo, se o objetivo for aumentar a exposição da marca, trabalhe com branding, rede de display, peças institucionais e o ações voltadas à essa meta. Se for aumentar as vendas, precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a chave é buscar novos consumidores.
Lembre-se: o sucesso está nos detalhes e, para atingi-lo, é preciso dar um passo de cada vez.
Aqui, simplicidade e foco resumem tudo.
3- Defina suas Estratégias e Ações
Para cada meta definida, faça uma projeção de ações para alcançar o resultado planejado.
É hora então de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa: em quais canais deve estar, se investe em anúncios, quais materiais e artes serão necessárias, o tipo de conteúdo a ser desenvolvido, a periodicidade disso, se haverá promoções, quais serão as ofertas, e por aí vai.
Precisamos ter ações e diretrizes para alcançar o que planejamos.
Se está com dúvidas de como começar, faça o Raio-X do Marketing da sua empresa. Essa ferramenta te dá um relatório com pontos positivos e negativos do seu marketing atual e te aponta melhorias.
Chegou a hora de criar um cronograma com as estratégias e ações definidas.
Recomendo que a sua projeção seja feita para no máximo 1 ano, mas se você estiver começando ou estiver em um mercado incerto, pode fazer a cada 3 ou 6 meses.
Se você já fez um planejamento anterior, avalie:
o que deu certo nos últimos meses
o que foi feito e
o que falta fazer para alcançar seus objetivos.
Um dos principais problemas com o cumprimento do planejamento de marketing são os prazos não respeitados.
Portanto crie uma planilha, uma ferramenta ou um documento que esteja detalhado as ações e estratégias dos próximos meses, com datas, os responsáveis e as periodicidades. Aqui nós usamos o Asana (tem a versão gratuita e contamos um pouco sobre ele nesse artigo aqui). Controle-o diariamente e identifique com antecedência possíveis rupturas, para evitar atrasos e possíveis prejuízos.
Por fim, se você planejou e executou, precisa acompanhar os resultados e entender se eles estão saindo conforme planejado, pois assim pode realizar ações corretivas e pensar em novas estratégias para realizar no lugar de algumas que podem não estar dando certo.
Tão importante do que ter sua estratégia estruturada é ter a certeza de que ela:
está sendo bem executada,
que seus indicadores estão sendo bem acompanhados e,
acima de tudo, que as metas traçadas foram alcançadas.
Avalie qual a periodicidade necessária de avaliação desses resultados.
E-commerces e grandes portais, por exemplo, precisam ficar de olho no comportamento dos seus visitantes em tempo real, para identificar possíveis mudanças que possam indicar oportunidades ou riscos a serem evitados.
Mas dependendo do seu segmento, porte e periodicidade das ações, 1 vez por trimestre pode ser o suficiente. O importante é manter uma consistência no acompanhamento dos resultados.
Uma vez por mês é a periodicidade que geralmente nós aqui da Mkt Ideas mantemos com nossos clientes, assim conseguimos uma janela boa para avaliar resultados mais palpáveis e mensuráveis e gerar insights valiosos e concretos para as estratégias.
6- Reavalie sempre!
Todo planejamento de marketing não tem fim, por isso é recomendável que ele seja revisado, refeito e atualizado com dados como número de vendas, faturamento, rentabilidade e outros indicadores importantes de desempenho.
O consumidor e o mercado mudam o tempo todo, por isso é importante sempre manter seu planejamento atualizado com o cenário do momento.
Boa sorte!
Dica Plus: Sempre procure por empresas ou profissionais especializados
Você possui profissionais qualificados para estudar sua empresa, público alvo, mercado e construir o Planejamento Estratégico de Sucesso? Ou então uma equipe profissional para desenvolvimento das ações do seu Plano?
Se não, recomendo que você entre em contato conosco pra ontem. Vamos lá?
Nós estamos imersos todos os dias em ações de marketing e comunicação, por isso sabemos a melhor forma te de ajudar, com soluções eficazes e com foco em resultados concretos.
Se esse artigo foi útil de alguma forma para você, compartilhe em suas redes sociais e também cadastre seu email em nossa lista VIP:
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2021/10/planejamento-estrategico-de-sucesso_by-mkt-ideas-1.jpg5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-11-22 15:38:302022-11-25 21:29:246 passos práticos para planejar sua empresa para 2023
Elon Musk, o homem mais rico do mundo, fundador da Tesla e da SpaceX, agora também é oficialmente dono do Twitter. Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, Musk comprou o microblog por US$ 44 bilhões (R$ 235 bilhões) que estava em negociação desde abril, e agora planeja mudar as coisas.
Sua primeira medida foi demitir 4 dos principais executivos da empresa, incluindo o CEO, Parag Agrawal, segundo informou a imprensa americana. Musk havia confirmado que iria concretizar a compra da rede social e disse que estava fazendo isso “pelo futuro da civilização”.
Esta é uma das principais razões pelas quais esta notícia explodiu como um ponto final para a intriga sobre a aquisição do Twitter que circulou nas últimas semanas, e que ao mesmo tempo traz consigo novas controvérsias em torno das mudanças e perspectivas que a rede social terá a partir de agora.
Enquanto alguns analistas elogiam o valor do negócio para os acionistas, a aquisição planejada de Musk desperta preocupações com a saída de anunciantes, mudanças imprevisíveis de produtos e metas de receita pouco claras.
A afinidade de Musk com a rede pode permitir que ele melhore algoritmos e a experiência de uso em geral. Entretanto, alguns internautas demonstraram preocupações em relação à nova aquisição, temendo que a rede deixe de se tornar um espaço inclusivo para todos.
Até o momento, Musk informou que ainda está trabalhando em seus planos. No entanto, existem alguns indicadores sobre as intenções do homem mais rico do mundo, que ele expôs no próprio Twitter. Confira:
1. RESTAURAÇÃO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
A principal mudança que Musk busca no Twitter é expandir a liberdade de expressão na plataforma. Musk mencionou em mais de uma ocasião que o Twitter é “a praça da cidade” e que deveria ser um local adequado para qualquer pessoa se expressar da maneira que quiser. Isso é especialmente incisivo após as medidas que o Twitter aproveitou para tentar amenizar a desinformação que levou ao bloqueio de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, no início de 2021.
Após a compra no Twitter até agora, a única mensagem oficial de Musk em sua conta foi um aviso: “Espero que até meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão“. Será que esse novo posicionamento irá trazer novos públicos pra rede?
2. SEM ANÚNCIOS NA PRAÇA
Musk acredita que para o Twitter atender ao propósito de “praça pública”, ele não deveria conter anúncios. Afinal, isso deixaria a plataforma dependente do dinheiro de empresas anunciantes e consequentemente, estaria sujeito a manipulações de acordo com o interesse de terceiros. Por isso, seu modelo de assinatura deve eliminar anúncios entre tweets.
No entanto, atualmente 90% da receita da rede é através da publicidade. Porém, Musk declarou que para redução de custos pretende descontinuar a sede da empresa em San Francisco ou então, eliminar o salário dos membros do conselho, economizando cerca de 3 milhões de dólares por ano. Além disso, aparentemente haverá uma forma de monetização através do Twitter Blue, que falaremos mais pra frente.
3. FUNÇÃO PARA EDITAR TWEETS
Uma das constantes e principais reclamações de vários usuários, inclusive do próprio Elon Musk, é que os tweets devem ser editáveis, e logicamente essa será uma das primeiras mudanças que poderemos ver na rede social.
4. UM TWITTER DE CÓDIGO ABERTO
Outro dos planos que Musk compartilhou é a transferência do código do Twitter para um open sourcing, para que qualquer pessoa possa recomendar mudanças e novas funções, com as quais os desenvolvedores terão total liberdade para reestruturar o aplicativo e, claro, encontrar soluções viáveis para os problemas que enfrentam.
Os algoritmos sempre proporcionam muito debate nas redes sociais. Ao longo dos anos, os usuários estão cada vez mais exigentes sobre a usabilidade das plataformas. Musk, parece querer contribuir para esse futuro de maior autonomia para aqueles que desejarem utilizar o Twitter.
5. CONTAS VERIFICADAS QUE PODEM SER COMPRADAS
Se até agora as contas verificadas no Twitter serviam para reconhecer essas personalidades ou empresas com base em sua relevância na rede social, agora Musk poderia adicionar a verificação de perfil aos seus assinantes do Twitter Blue, como mais uma garantia de autenticação da conta – que é pago e pode ser o modelo de monetização que mencionamos mais acima.
Esse ponto é polêmico, porém, para Musk, a autenticação diminuiria a presença de bots na plataforma. Um problema cada vez maior, acelerando a divulgação de fake news pela web, além da disseminação de discursos de ódio.
Futuro do marketing no Twitter: a rede social que revolucionou o mundo da mídia
Apesar de estar sempre à sombra do Facebook, o Twitter ainda hoje éinfluente e define tendências. Não há evento ou notícia mundial que não seja comentada nele.
A rede vem incorporando recursos que agradam usuários veteranos e engajam novos. A inclusão de várias fotos ou gifs nos tweets, a opção de fazer pesquisas, eliminar o limite de caracteres para mensagens privadas ou ampliar o limite de caracteres para 280 visam aproximar a rede social de seu público.
Ele foi projetado para ser um lugar para “notícias de última hora”, onde pessoas comuns se tornam emissoras, dando pequenas rajadas de informações em tempo real. Quanto mais as pessoas falam sobre um assunto, maior a probabilidade de ele “virar tendência” e chamar a atenção das principais notícias.
De fato, muitas personalidades do mundo da política, do esporte ou da cultura utilizam a plataforma como mais um meio de comunicação. Embora outras redes sociais como Facebook e Instagram tenham um número maior de usuários, a viralidade de um comentário no Twitter ainda não tem concorrência direta. O Twitter é e tem sido uma revolução da Internet e da comunicação.
No entanto, nem todas as mudanças nos últimos anos agradaram a todos. Uma das mais notórias foi a mudança em sua linha do tempo, em que os tweets apareceriam em ordem de relevância e não em ordem cronológica. Isso não agradou aos fãs do Twitter, que logo começaram a usar a hashtag #RIPTwitter no Trending Topic.
E os impactos?
O que sabemos com certeza é que tudo o que ele fizer afetará muitas pessoas (o twitter tem cerca de 200 milhões de usuários em todo o mundo), e, portanto isso respingará aos profissionais de marketing que trabalham com a gestão de conteúdos e de anúncios nessa rede, devendo se preparar e ajustar suas estratégias.
Se Musk realmente reconsiderar seu plano de remover anúncios, os profissionais de marketing devem reavaliar onde investir melhor o orçamento que estão usando na publicidade paga do Twitter, migrando para outras redes sociais, por exemplo, como Instagram, Facebook, LinkedIn e Google Ads, e até mesmo em redes que talvez você ainda não tenha experimentado como TikTok , Snapchat ou Pinterest, visando, inclusive, que talvez haja migração dos usuários do twitter para esses canais. Pra te ajudar, confira esse artigo: Redes Sociais: minha empresa precisa estar presente em todas?
Sempre há alternativas para atingir seu público-alvo – seja claro com seus objetivos, pense no que você estava tentando alcançar no Twitter e ajuste sua estratégia de acordo.
Porem, é importante não esquecer que o Twitter tem atualmente mais de 200 milhões de usuários ativos diários. Sem poder investir em anúncios, uma estratégiaorgânica forte se tornará ainda mais vital para manter uma presença na plataforma. Portanto, reavalie sua estratégia atual do Twitter e considere onde você pode aprimorá-la. Mantenha seu conteúdo relevante, mantenha a voz da sua marca e analise qual tipo de conteúdo terá valor para seus seguidores e sua comunidade.
Os tweets têm uma vida útil notoriamente curta, então invista algum tempo planejando com antecedência, usando a ferramenta de agendamento para aumentar sua frequência diária e manter uma forte presença no feed.
Por fim, essas são algumas das previsões que o Elon Musk expôs no twitter e tudo pode mudar, ou não. Mas uma coisa é certa, os profissionais de marketing não podem se dar ao luxo de apenas sentar e assistir o desenrolar.
Mantenha-se atualizado, seja dinâmico com sua estratégia e saia na frente da concorrência, estando preparado para se adaptar assim que for a hora certa!
.
E você, o que acha que vem por aí?
Deixe seu comentário e aproveite e faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter e faça parte da nossa lista VIP:
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2022/04/5-mudancas-de-elon-musk-no-twitter_by-mkt-ideas.png5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-10-28 10:33:492022-11-14 18:44:115 mudanças de Elon Musk no Twitter que podem afetar o seu marketing
O fim do ano está se aproximando! Estamos entrando no último trimestre do ano e as árvores de natal já começam a aparecer nas lojas.
Mas antes de Natal e Ano Novo, há uma outra ocasião muito relevante no aumento das vendas para o comércio: a Black Friday, que, neste ano, acontecerá no dia 25 de novembro.
O evento é uma das datas mais lucrativas, chegando a superar datas mais “tradicionais”, como o Dia das Mães.
Isso nos mostra que a Black Friday é um ótimo evento para os empresários conseguirem conquistar todas as vendas que não conseguiram realizar durante o ano. Ainda mais nesse momento que estamos vivendo com a retomada da economia!
Aliás, se você não sabe como inovar e sair na frente da concorrência, baixe nosso e-book gratuito:
Porém, será que a Black Friday 2022 será de grandes vendas?
O Brasil e o mundo ainda sofre com os impactos que a pandemia trouxe nos últimos 2 anos, mudando o comportamento de compra do consumidor.
Compras feitas por impulso, por exemplo, podem se tornar menos frequentes. Por outro lado, de acordo com o SEBRAE, mais de 3,9 milhões de empreendedores abriram um novo negócio no país, como reflexo de novas formas de renda diante da pandemia, o que significa para os empresários mais concorrência (diretas e indiretas).
Também é importante dizer que, mesmo assim, os empresários brasileiros tiveram no período de 2021 um faturamento de 4,2 bilhões em vendas. Um crescimento de 5% em relação a 2020, que teve 4,02 bilhões (crescimento de 25,1% em relação à pré-pandemia, em 2019), de acordo com dados da NielsenIQ Ebit.
Com mais pessoas em casa, o crescimento ocorreu principalmente no e-commerce, enfraquecendo as lojas físicas. Já este ano, as lojas estarão oferecendo mais ofertas em todos seus canais, sejam digitais ou físicos, afinal, com a melhora da pandemia, o consumidor está mais confiante em ir pessoalmente aos estabelecimentos.
Como complemento, uma recente pesquisa realizada pela Globo, relata que 50% dos consumidores brasileiros pretendem realizar compras na Black Friday em 2022, e traz à tona um importante evento que ainda ocorrerá este ano: a Copa do Mundo.
Vale dizer, que os consumidores estão contendo cada vez mais suas despesas e se tornando verdadeiros caçadores de bons preços. As promoções e condições especiais nunca foram tão importantes para o bolso.
Como a Black Friday é um evento de grande relevância dentro do calendário do comércio, o consumidor já aprendeu a esperar pela data para adquirir os produtos e serviços de seu interesse e até mesmo antecipar as compras de Natal e Ano Novo (e agora, Copa do Mundo).
Então, respondendo à pergunta:
Sim. O Black Friday 2022 promete! Mas só depende de você…
Se contar preparação e estratégias que te possibilitarão ganhar mais clientes e lucratividade. Por isso, confira as 6 dicas que separamos para você:
Dicas de marketing para ter sucesso na Black Friday:
1. Se planeje com antecedência
O gestor que quiser garantir a sua fatia desse montante já deve começar o quanto antes a pensar em todos os detalhes.
A Black Friday exige que os empresários preparem com antecedência o seu marketing para atender os milhões de consumidores que estão em busca das melhores ofertas.
Portanto, para que essa data seja lucrativa, primeiramente é necessário um bom planejamento. Não adianta deixar tudo para a última hora e improvisar. Pode até ser que dê algum resultado. Mas com um planejamento bem pensado e estruturado, os ganhos serão ainda melhores.
Se a expectativa é grande por parte dos consumidores, a preparação por parte das empresas também acontece com muita antecedência.
2. Ofereça descontos dignos de Black Friday
Primeiramente, é preciso criar ofertas reais e ser honesto com o consumidor.
Nas primeiras edições, a Black Friday no Brasil acabou sendo uma decepção para os consumidores e a data ficou mais conhecida como Black Fraude, em razão dos descontos irreais e das falsas ofertas.
A solução para mudar o senso comum é partir sempre da verdade e, realmente, dar ao consumidor as vantagens que sua campanha vende. Aposte não só nos descontos, mas em cupons, pacotes e até brindes especiais.
Se sua empresa for B2B (que vende serviços), pense também em ofertas especiais e atraentes para o seu público, como: percentual de descontos para contratos fechados no dia/semana x; uma análise ou consultoria gratuita para os 10 primeiros clientes; pacotes exclusivos; bônus de entregas à mais; e outras propostas nessa linha.
Outro ponto essencial é a ambientação do seu site, loja e escritório que, assim como em outras datas comemorativas, deve estar estilizada.
Investir em selos, banners e até um logotipo especial fará toda a diferença no momento das vendas. Isso faz com que o consumidor identifique rapidamente a campanha e sinta mais confiança na sua empresa.
Adeque ainda seu site para que suporte o pico de acessos sem sair do ar, afinal, ficar offline em plena Black Friday é perda na certa, além de ser péssimo para experiência do usuário.
4. Otimize seu site
Vamos falar agora da experiência do usuário (UX). Isso é algo que não pode ficar de fora, de jeito nenhum, na Black Friday. E para isso precisamos falar de um assunto muito importante: a usabilidade mobile do site.
O tráfego web por meio de dispositivos móveis vem crescendo cada vez mais, sendo assim, seu site precisa estar adequado para o acesso pelo celular.
O tempo de carregamento também afeta diretamente a taxa de rejeição do seu site. Essa taxa (ou bounce rate) mostra a porcentagem de pessoas que visitaram o seu site e o deixaram rapidamente. Se o seu site demorar muito para carregar, os visitantes vão deixar sua página de maneira prematura.
Portanto, o design, a funcionalidade e a quantidade de conteúdo são coisas muito importantes e que influenciam diretamente nas vendas. Pois, se a página não for amigável e o consumidor tiver muita dificuldade de acessar o site pelo smartphone, certamente, ele desistirá da compra.
O UX design tem sido tão importante nos últimos tempos, pois se refere a experiência do usuário, a forma como o consumidor interage com seu site e com os elementos que ali são disponibilizados. Confira mais dicas sobre UX e outros elementos nesse artigo: Dicas sobre design que irão alavancar as conversões do seu site
Ainda falando de SEO, não deixe de analisar títulos, descrições, conteúdos, URLs e palavras chave, principalmente relacionadas a Black Friday.
Está gostando do conteúdo? Faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
5. Se atente no atendimento
Também se prepare para o atendimento e suporte ao cliente. Tenha uma equipe treinada para oferecer atendimento ágil e eficiente aos clientes na hora da compra. É uma maneira de evitar devoluções ou reclamações e um incentivo para as pessoas voltarem a comprar.
No caso de produtos, não se esqueça de pensar no estoque e na logística. Tenha um bom número dos principais produtos de sua loja em estoque, garanta ainda certa quantidade a mais por segurança, afinal cliente nenhum quer ver a mensagem de “produto indisponível” e você, certamente, não está interessado em perder vendas.
Mantenha ainda um olhar rigoroso sobre os processos de logística – a entrega pode ser um dos fatores decisivos no momento da compra. Caso haja a possibilidade de atrasos na entrega, expresse isso antes mesmo que o cliente faça a compra.
O custo do frete também deve ser pensado. Negocie custos com os parceiros de logísticas e estipule melhores prazos de entrega que sejam viáveis para ofertar na data.
Não se esqueça do pós-venda hein! Na entrega do produto ou serviço, dê motivos para o cliente voltar: envie recompensas como cupom de desconto ou brinde especial pra resgate na próxima compra; amostra de produto; mensagem de agradecimento; pedido de avaliação, etc. Torne a experiência com sua marca especial.
6. Divulgue e crie antecipação nos canais digitais
Use as redes sociais, faça campanhas de e-mail marketing e aposte em anúncios (publicações impulsionadas no facebook e instagram podem dar ótimos resultados). Elas são grandes aliadas!
Através delas, é interessante manter seus consumidores informados sobre quais produtos entrarão em descontos o quanto antes e criar o desejo de antecipação com conteúdos alinhados a seus interesses.
Exemplos de call to action (chamadas para ação) que podem ser usadas para atrair o público:
Só 24h com até 66% off
Frete grátis só hoje
Os 100 primeiros clientes vão ganhar um presente
Sua chance de ganhar até R$100
Só hoje ganhe até R$60
Esquenta Black Friday: ganhe até 50% de desconto
Só hoje ganhe um super bônus para compras acima de R$150
Ofertas antecipada a semana toda! Ganhe até 60% OFF
Dormiu, perdeu! Ofertas da madrugada com até 50% de desconto
Muitas outras chamadas podem ser usadas, vai depender do quanto a sua empresa está ofertando, se é B2B ou B2C e também da linguagem usada com o público.
Em 2017 a Shopify realizou uma pesquisa que apontou que e-mails na Black Friday e Cyber Monday converteram mais que outros canais de atração como redes sociais, e, atualmente, ele continua sendo uma poderosa ferramenta:
Gráfico da Shopify comparando a conversão dos canais de marketing
Porém, para realizar campanhas de e-mails é necessário ter uma base de clientes e ferramentas que realizem segmentações e automações, além de ter estratégias para conseguir o e-mail de seu potencial cliente, como em landing pages.
Está preparado?
Essas são algumas dicas valiosas que, se você se dedicar e implementar, com certeza colherá ótimos frutos!
Conforme já falamos neste artigo aqui, as datas comemorativas resultam em ações com mais apelo de engajamento e conversão. Isso, porque, elas são ótimas para fortalecer a sua marca, aumentar o vínculo com seus clientes e melhorar as vendas.
Se você possui ou gerencia um negócio e não quer ficar de fora, entre em contato conosco agora mesmo para te ajudarmos com a criação do material gráfico, divulgação, criação de anúncios e estratégias:
Tudo o que possa otimizar nosso dia a dia no trabalho deve ser levado em conta, né? Nós sabemos exatamente o quanto isso é importante.
Nessa busca crescente, a primeira providência é ter mais controle da gestão nos diferentes setores da empresa, organizando-se de tal forma que todas as atividades estejam em perfeita sincronia e funcionamento. Parece um sonho, né?
Mas é possível!
Felizmente, hoje em dia existem diversos sistemas em nuvem (permitindo acesso de qualquer lugar e qualquer hora) para administrar e simplificar os processos empresariais a fim de garantir resultados positivos e o sentimento de realização no final do dia!
Afinal, queremos que nossa empresa seja previsível, escalável e lucrativa, não é mesmo? Fazendo uso destes recursos e aprimorando o fluxo do seu trabalho, você vai fazer mais e gastar menos. #TimeIsMoney!
Aqui na Mkt Ideas, sempre fizemos o uso dessas ferramentas pois nossa agência sempre foi 100% digital. Parte do time trabalha de forma remota desde sempre. Então pensando nisso, soltamos uma lista com as principais ferramentas e aplicativos úteis que utilizamos eque nos ajudam a administrar, produzir e gerenciar melhor nosso trabalho, para que você aproveite utilize na sua empresa também.
O Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos bem completa e cheia de funcionalidades.
Aqui na Mkt Ideas nós usamos o Asana na gestão de nossos projetos, tarefas e fluxo de trabalho com as equipes internas. Quem trabalha nesse meio sabe que o projeto envolve muitos processos, né? Já chegamos a utilizar o Trello, mas conforme a demanda e a equipe foi aumentando, o Trello não foi mais suficiente para a gente.
O legal do Asana é a profundidade das funcionalidades das tarefas com projetos complexos e equipe grande. Além de podermos integrá-lo com o Google Drive e diversos outros aplicativos, facilitando a acessibilidade e a utilização dele.
Outro ponto interessante é que o sistema possui várias funções como upload de arquivos, checklist, mensagens, calendário. Ele se parece com uma rede social, mas focada no gerenciamento.
O Trello é também uma ferramenta de gerenciamento de projetos, porém mais simples. Baseando-se na metodologia Kanban, cada tarefa ou recurso é um card (listas) e você pode organizá-los em boards (quadros).
Ele não atende nossas demandas internas (que são extensas), porém atende muito bem o acompanhamento das nossas entregas e comunicação com os clientes. Por necessitar acompanhar apenas a entrega do projeto, o processo é bem mais sucinto, então o cliente consegue acompanhar os cards que separamos por To Do (à fazer), Doing (fazendo), Pending (pendente, em aprovação), e, Done (feito).
Por ter uma interface bem simples e intuitiva, é só bater o olho e já dá para se ter uma visão clara dos fluxos de trabalho. Além de documentarmos os processos em checklists, definir prazos e deixar comentários.
O Google Docs é uma ferramenta do Google que permite que você crie documentos em texto, planilhas, apresentações, pesquisas. Tudo aquilo que normalmente você criava no Office. A diferença é que tudo fica sempre online, disponível para quem você compartilhar, e todas as pessoas que você autorizar podem editar ou comentar no documento simultaneamente.
Para criar, fazer atividades em conjunto ou editar um documento, sempre usamos o Google Docs. Tanto com os clientes, como com nossa equipe interna.
Diversas vezes trabalhamos na produção de um projeto com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, principalmente entre as equipes de redação. A ferramenta também suporta comentários, chat, edição e permissões.
Ferramenta para chamada em vídeo, voz, mensagens e compartilhamentos
O Skype é um software que permite troca de mensagens através de conexões de voz e vídeo, ou seja, fazer ligações e vídeoconferências, além de trocar mensagens, podendo ser com apenas uma pessoa ou em grupo.
Usamos muito o Skype para se comunicar com clientes e com a equipe. Por lá é possível organizar as mensagens com mais facilidade, pois mantemos contato focado nos projetos, apenas com as pessoas que fazem parte (clientes e equipe). Diferente do WhatsApp, que é aberto ao público externo no geral e etc.
É possível criar grupos e já utilizamos muito no começo para realizar videoconferências, porém sentimos que o sistema trava muito, então migramos para outros aplicativos (apenas para essa função, que mostraremos no próximo tópico).
É de graça :) mas você pode usar a versão paga e comprar um número fixo/voip para atender através dele, em qualquer dispositivo.
Ambos são aplicativos de chamada em vídeo que usamos para marcar reuniões/videoconferências. É possível compartilhar tela, mostrar apresentações e enviar arquivos. Eles nos ajudam a economizar tempo com deslocamento físico e reduzir custos com as operadoras de telefonias tradicionais pois as chamadas são gratuitas (usando apenas a rede de internet).
O bacana no Whereby é que não exige que o usuário tenha uma conta para acessar a sala com você, e, você pode criar uma url personalizada para sua empresa (como a nossa: whereby.com/agenciamktideas). É preciso apenas gerar uma URL para sua empresa e, em seguida, compartilhar com quem deseja ligar. Pronto. Basta ambos acessarem a URL e começar a videoconferência.
O Google Meet temos usado como uma segunda opção e também é bem interessante, porém exige que a pessoa tenha conta no Google (mas, quem não tem né?). O interessante deste último é que ele já é integrado com o Google Agenda (que falaremos no próximo tópico).
O Google Agenda é uma agenda na nuvem, que permite a criação e organização de compromissos, separados por data e horário. É possível convidar colegas para estas tarefas fazendo com que apareçam na agenda de todos.
Ele é perfeito para marcarmos reuniões, atividades e outros eventos importante na agenda, mantendo controle do que será feito no dia e nos próximos. Nós integramos o Asana com ele, assim, na agenda também aparece as tarefas que marcamos na outra ferramenta.
Tem nos ajudado bastante na produtividade e na programação das atividades, reduzindo a possibilidade de perder algo importante, já que ele envia alertas.
É de graça :)
Está gostando desse artigo? Aproveite e faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
Uma das estratégias matadoras para ter mais foco e vencer a procrastinação é o uso de timeboxes: blocos de tempo em que você foca exclusivamente em uma tarefa, eliminando todas as outras distrações. Isso é sinônimo de foco!
O Tomato Timer é uma ferramenta baseada na Pomodoro, uma técnica de produtividade que ajuda a manter o foco e utilizar o tempo de forma mais eficiente. Essa técnica sugere que você intercale 25 minutos de foco total em suas atividades, seguidos por cinco minutos de descanso para olhar as redes sociais, ir ao banheiro ou tomar café. Após quatro blocos de trabalho, é recomendado fazer um intervalo maior, de 10 a 30 minutos.
Sempre há algo que nos distrai no dia a dia, seja ligações, emails, redes sociais, e seguindo as sugestões do Tomato Timer, nos ajuda manter o foco no trabalho. Para o texto desse artigo, por exemplo, levei cerca de 8 pomodoros (sem contar com revisão, edição e postagem).
Clockify é um aplicativo de controle de tempo e quadro de horários que permite rastrear as horas de trabalho nos projetos.
Integramos ele com o Asana e acompanhamos o tempo que nossa equipe leva para cada projeto. Dessa forma, temos um relatório que mostra se estamos levando muito ou pouco tempo em um job, baseado no tempo pré-estabelecido do projeto (que foi definido a precificação dele). Ele inclusive te mostra as “despesas” que teve com horas extras em um projeto.
É uma ferramenta bem completa com relatório, cronômetro, planilha de horário, calendário e relógio. Ele também consegue rastrear os aplicativos e sites que você mais usa, então se perceber que está perdendo tempo com páginas desnecessárias, é hora de se policiar!
O Google Keep funciona como um “acervo criativo”, como eu gosto de chamar, que tem a finalidade de ser utilizado para registros rápidos. É possível fazer anotações, armazenar fotos, vídeos e mensagens de voz, além de compartilhar informações entre as pessoas cadastradas.
É bastante útil, principalmente quando não dispomos de papel e precisamos fazer uma anotação qualquer. A gente usa muito para anotar ideias que surgem do nada para trabalhar nelas depois, claro.
Além disso, ajuda na produtividade, pois elimina aqueles papeizinhos incômodos (post-its), que se perdem, são esquecidos e tomam o tempo para serem organizados.
O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento de arquivos em nuvem.
Nós o usamos muito para armazenar e centralizar as informações e os projetos (Google Docs, que citamos mais acima) em um só lugar, poder compartilhá-los com clientes, equipes e parceiros e até mesmo para fazer backups.
O CamScanner é um aplicativo para smartphone que digitaliza documentos.
Basta tirar uma foto com a câmera do celular que o aplicativo ajusta a página e aplica efeitos de correção na imagem para que o texto fique mais legível. A ferramenta permite ajustar a posição do papel e enviar ao seu email, como imagem ou PDF.
Quando não estamos no escritório, e precisamos repentinamente enviar algum documento digitalizado, usamos esse aplicativo. Ele, inclusive, é uma ótima solução para quem não tem scanner.
ClickSign é um aplicativo de assinatura digital de contratos.
Ele é excelente para reduzir custos com cartório e deslocamento, e nos possibilita a de assinatura remota de contratos e documentos com validade jurídica e possibilidade de uso de certificado digital para as assinaturas.
Já perdemos muito tempo no passado imprimindo, escaneando contrato e aguardando a assinatura do cliente, pois ele também tinha que fazer o mesmo processo de imprimir, escanear em duas vias e nos enviar. Conhecer essa plataforma, nos ajudou a agilizar a venda e profissionalizar bastante nossos processos.
É de graça :) até cinco documentos por mês e também possuem planos pagos.
O Asaas é um sistema online de gestão financeira que usamos há bastante tempo.
Utilizamos ele emitindo os boletos e NF aos clientes. O interessante pra gente é que ele permite o controle e a automatização das cobranças, enviando notificações e alertas por SMS e email, facilitando muito a nossa gestão e diminuindo a inadimplência. Ele também é integrado com o Serasa, sendo possível ativar a negativação dos clientes inadimplentes.
Também é possível fazer integração com outras ferramentas, como de gestão de projetos (Asana) e de marketing (RD Station).
É de graça :) e também possuem planos pagos.
CONCLUSÃO
O nosso objetivo é mostrar que a organização e automação é possível sem altos custos e com uma economia de tempo e melhora na produtividade, mas exige uma alta dose de disciplina, para que novos hábitos sejam criados e mantidos.
O que desejamos com esse artigo é demonstrar que a tecnologia deve ser nossa aliada na busca de melhores resultados e consequentemente, melhor qualidade de vida, com os processos organizados e as tarefas cumpridas com sucesso e satisfação final em cada dia de trabalho.
Que tal, então, começar a testar algumas das ferramentas que indicamos para entender como o seu tempo pode render mais e se tornar um ativo ainda mais valioso para a sua empresa?
E já que estamos falando em tecnologia, aproveito para disponibilizar o Raio-X do Marketing: uma ferramenta que faz um diagnóstico gratuito de ponta a ponta do marketing da sua empresa e te entrega um relatório com recomendações práticas para melhorar seus resultados.
Através dessa ferramenta, você descobre a nota do marketing da sua empresa, em uma escala de 1 a 10, e potenciais oportunidades e ganhos não explorados pela sua empresa.
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2017/04/apps-uteis-p-uma-gestao-eficiente-by-mkt-ideas.png5711080Arthur Derinardehttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngArthur Derinarde2022-08-29 14:57:462023-01-17 00:53:1214 aplicativos úteis que usamos para ter uma gestão eficiente (aprovados)
Saber como seu cliente compra é a maneira ideal de preparar sua empresa para ele. Criar um ambiente propício para essa conversão garante o sucesso da compra e também uma experiência incrível para o seu público.
Entretanto, a grande questão que todas as empresas se perguntam é: como fazer isso?
A resposta é com a Jornada do Cliente!
Já contamos nesse artigo aqui sobre a Jornada de Compra, que é o caminho percorrido pelo consumidor em 4 etapas, desde a pré venda até a venda.
Já a Jornada do Cliente conta com 9 etapas. Indo do pré ao pós venda, a jornada consegue abranger todos os aspectos da compra e garantir o seu sucesso.
Se você deseja preparar sua empresa para os clientes e encontrar as melhores oportunidades de venda, então continue conosco e descubra tudo o que precisa sobre essa jornada.
Boa leitura!
O que é Jornada do Cliente?
Talvez você nunca tenha parado para reparar, mas quando compramos há algumas ações recorrentes que acontecem.
Uma delas, por exemplo, é a pesquisa. Ainda mais nos dias de hoje em que temos acesso a internet na palma de nossas mãos, é muito comum que, sempre que precisamos de algo, recorramos a plataformas de pesquisa como o Google para tirar nossas dúvidas.
Afinal, quem nunca procurou por melhores preços ou opções por lá?
Esse é apenas um dos 9 pontos pelos quais os clientes passam durante o consumo.
Chamado de Jornada do Cliente, ou Customer Journey, essa é uma estratégia que busca conhecer os seus clientes, suas ações e comportamentos recorrentes, a fim de prever e preparar suas futuras compras.
A ideia com isso é garantir que vamos criar o ambiente mais propício para que os consumidores comprem, garantindo maiores conversões e fidelizações para a empresa.
A grande vantagem de se ter uma Jornada do Cliente em seu negócio é que você vai saber com exatidão o que fazer e onde investir para melhorar seus números. Pense nessa jornada como um mapa, que traça exatamente o caminho pelo qual seu público passa.
Essa informação te dará a confiança de investir tempo, dinheiro e esforço da sua equipe apenas nas estratégias que realmente vão contribuir para a conversão. No fim o resultado é uma empresa muito mais otimizada e rentável.
Como mencionamos, a jornada do cliente é composta por 9 diferentes etapas. Para que você consiga visualizar cada uma delas, vamos pensar na seguinte situação:
Imagine que você acabou de se lembrar que no final de semana, dentro de 3 dias, terá a festa de aniversário do seu melhor amigo, e por causa da correria do dia a dia se esqueceu de comprar o presente dele (NECESSIDADE).
Assim que se lembra disso, não perde tempo e passa usar seu celular para pesquisar possíveis presentes que ele iria gostar. Como seu amigo é um leitor ávido, nada melhor do que um livro para ele!
Sem saber direito por onde começar, você digitou no Google “quais os melhores livros de todos os tempos?”, afinal não dá para errar com um clássico (DESCOBERTA)!
Durante essa busca, acabou se deparando com uma lista de 10 livros que todos deveriam ler e, entre eles, uma edição de O Hobbit de J. R. R. Tolkien se destacou, já que há um tempo atrás seu amigo havia comentado de querer ler ele (RECONHECIMENTO).
Pois bem, a decisão de presente estava tomada, mas ainda havia um problema, o aniversário estava muito próximo e precisava encontrar uma empresa que entregasse a encomenda a tempo.
Navegando pelo Google, você começou a procurar por diversas opções de lojas que coubesse em seu bolso e ainda prometeu uma entrega no prazo (CONSIDERAÇÃO).
Quando finalmente achou uma com todos os atributos necessários, não pensou duas vezes e fez o pedido (COMPRA)!
Assim que seu pagamento foi efetuado, você recebeu em seu e-mail uma confirmação do pedido e um código de rastreamento para que pudesse acompanhar seu pacote (ONBOARDING).
Já no dia seguinte, outra mensagem chegou ao seu email, agora dizendo que sua encomenda expressa já estava na sua cidade e seria entregue em breve (PRIMEIRO VALOR). Isso o deixou muito mais tranquilo, já que teria tempo de sobra para que o livro chegasse.
Dito e feito, dois dias depois da compra, você recebeu o livro na porta da sua casa, como o prometido (VALOR RECORRENTE).
O aniversário foi um sucesso e seu amigo adorou o presente. Sua experiência com a compra acabou sendo tão boa que algumas semanas depois você voltou a consumir na loja, agora comprando um livro para si próprio (EXPANSÃO).
O que acabamos de narrar foi uma Jornada do Cliente do início ao fim. Veja como ela percorre cada ponto da compra, indo do pré ao pós venda:
jornada do cliente
Ao conhecer sua jornada você pode melhorar esse caminho e facilitar a conversão dos clientes.
Outra grande vantagem dessa visualização do caminho que seu cliente percorre é que ela permite que você melhore a experiência de compra dos clientes. Sendo esse um fator decisivo para fidelizar o público, quanto melhor for a experiência, mais vendas você terá.
Assim, pense na jornada do cliente como uma forma de solucionar diversos problemas com um único esforço!
Está gostando desse artigo? Aproveite e faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
O que preciso para fazer a minha própria Jornada do Cliente?
Fazer sua própria jornada não é uma tarefa difícil, mas um pouco trabalhosa.
O nome técnico dado a essa jornada quando colocada no papel é Mapa da Jornada do Cliente, já que ele realmente funciona como um mapa.
Sua criação se dá com base em dois pilares, sendo o primeiro deles a pesquisa e análise de dados, e a segunda apersona da sua empresa. Se precisar de ajuda, um profissional ou agência qualificada conseguirá te ajudar com mais eficiente.
Cada persona será responsável por dar as coordenadas de cada mapa, ou seja, se sua empresa tem 4 personas, você também deve ter 4 Customer Journeys.
Para isso, você precisará identificar alguns pontos para cada etapa da jornada. São eles:
Palavras-chave
Storytelling
Intenção de compra
Expectativa
Dores
Canais de comunicação
Entre outros.
Conclusão
Criar sua jornada é um passo essencial para tirar ideias do papel e tornar sua empresa mais funcional para os clientes.
Ainda que seja um processo trabalhoso, pense que ao criar seu mapa da jornada do cliente você estará poupando gastos e esforços desnecessários no futuro, além de criar uma ambiente mais do que fértil para fidelizar seus clientes.
E para finalizar, deixamos mais uma dica para você:
O segredo para criar uma jornada do cliente incrível e torná-la funcional na sua empresa é começar buscando saber o que seu cliente precisa. A necessidade de consumo é a base de tudo e também deve ser a base de criação do seu mapa.
Conheça seu cliente e entregue o que ele deseja, assim garantirá seu sucesso e também que ele retorne a sua empresa.
Ele conta como empresas de diferentes portes e segmentos utilizam da jornada do cliente para montar estratégias de ações de marketing e potencializar seus resultados!
Aproveite e compartilhe com seus amigos e colegas.
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2022/07/voce-conhece-a-jornada-do-cliente-by-mkt-ideas.png5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-07-27 12:11:122022-11-14 18:51:23Jornada do Cliente: descubra como preparar sua empresa para ganhar e fidelizar clientes
A identidade visual da marca é a representação gráfica de uma empresa, instituição, produto ou ideia. Trata-se de ícones, símbolos ou tipos organizados de forma estética com um significado atribuído. Isso vai desde a produção do logotipo até a criação de propagandas e sites.
Ela é responsável, portanto, por garantir que sua marca seja reconhecida e lembrada — o que também influencia nos resultados do negócio.
Por isso, é necessário ter muito cuidado na hora da criação da identidade visual da empresa e de cada um desses itens, afinal, você quer que a primeira impressão que seu público tenha ao ter contato com sua marca seja a melhor possível, não é mesmo?
Branding, Identidade visual e logotipo
Esses três andam de mãos dadas e são interligados e co-dependentes. O branding não está completo sem o logotipo e a identidade visual, e, a identidade visual tem que seguir as diretrizes do branding para promover consistência e credibilidade do negócio. Mas vamos explicá-los rapidamente:
Branding é uma estratégia que se refere ao processo de criação de uma marca, desde a definição de seus valores e arquétipos até o desenvolvimento da voz da marca e estratégia de comunicação, identidade visual e muito mais.
O logotipo é o símbolo da empresa e transmite a sua personalidade. Nela, estão embutidos valores e conceitos.
É por isso que para que um logotipo seja criado com perfeição, o profissional precisa conhecer a cultura da empresa, qual imagem ela quer passar, seu público-alvo, o seu posicionamento no mercado e sua missão, só assim a criação da identidade visual poderá ser feita.
A identidade visual são cores, formas, imagens e tipografias que complementam o logotipo e promovem a consistência no uso de elementos visuais da marca. Podem ser aplicadas em materiais corporativos, papelaria, embalagens, vestuários, apresentações, artes digitais e sites, por exemplo.
Um documento importante é o manual de identidade visual (por isso, aqui na agência Mkt Ideas, nós o entregamos sempre na criação de logotipo dos nossos clientes). Com ele, toda importância da identidade ficará bem clara para todos, pois é nele que todos os itens necessários serão colocados, anotados e normatizados, para que a identidade visual da sua empresa possa ser criada e continuada.
Através de um design cuidadosamente desenvolvido e coerente, o público passa a associar a marca à sua oferta e aos seus valores. É a primeira interação do negócio com o consumidor e, por isso, é importante que crie uma primeira impressão positiva e duradoura.
Por que você precisa criar uma identidade para crescer
Mais que vender seus produtos, as empresas buscam o reconhecimento de suas marcas perante o público. Ela desperta sentimentos variados e pode alavancar um negócio.
Muitos empreendedores se perguntam como se destacar entre seus concorrentes – uma tarefa nada fácil atualmente – e a criação da identidade visual pode ser a resposta para esse questionamento. Afinal de contas, ela traz um registro para seu empreendimento.
A seguir estão os motivos mais convincentes pelas quais sua empresa deve desenvolver uma identidade visual forte e reconhecível para o sucesso do seu negócio:
Identificação e reconhecimento
Sua identidade visual é sua imagem. O visual da sua marca é o primeiro elemento que as pessoas veem em relação ao seu negócio, garantindo exatamente isso para a sua marca: identidade. E o design e as cores do seu logotipo são alguns dos principais componentes que ajudam a tornar sua marca altamente reconhecível.
Empresas com um reconhecimento de marca muito alto normalmente são líderes em seus mercados. É muito fácil descobrir quais são, basta escolher qualquer produto e dizer a primeira marca que vier à mente.
Os clientes raramente se lembram dos traços verbais que uma marca tem. Porém, todo mundo conhece o amarelo e vermelho do Mc Donalds e o icônico vermelho da Coca-Cola. Então assim que alguém ver sua paleta de cores ao lado do seu logotipo, eles perceberão instantaneamente que estão olhando para sua marca.
Quanto mais pessoas virem e reconhecerem sua marca, mais cedo você irá construir confiança em sua empresa. Antes que você perceba, sua marca se tornará familiar!
Depois de identificar o que é, por que não focar nisso como sua principal USP (Unique Selling Proposition – proposta única de valor)?
Uma imagem de marca forte e única é uma parte essencial da construção de um bom relacionamento com os clientes e fixar sua marca no coração deles. Se eles sentirem que vocês dois compartilham os mesmos valores, eles serão atraídos e provavelmente se sentirão à vontade para escolher você em vez da concorrência.
Se você puder manter essa conexão viva, poderá cultivar um relacionamento de longo prazo – o que pode levar a uma maior fidelidade do cliente e maior valor de vida útil (LTV).
De fato, os clientes que têm uma conexão emocional com uma marca relatam um LTV 306% maior.
Sua marca única
Quem é sua empresa no meio da concorrência? Ela se destaca ou se mistura em meio a tantas outras? Com tantas empresas por aí, não é surpresa que as marcas hoje precisem desenvolver uma identidade visual forte que possa se destacar e perdurar.
A identidade visual é o que faz seu público entender seu diferencial competitivo, aquilo que sua empresa faz melhor que as outras.
Uma identidade visual bem desenvolvida, como a do restaurante Outback, deixa bem claro para seus clientes que seu diferencial é uma excelente comida, acompanhada de um atendimento excelente.
Traz credibilidade e posiciona sua marca
Quando bem elaborada, a identidade visual é capaz de transmitir credibilidade e profissionalismo por parte da empresa. Esse conjunto de elementos também vai passar, de forma intrínseca, a ideia e o posicionamento da empresa e o público que ela deseja atender.
A identidade visual é como você molda a percepção e cria uma impressão através dos elementos visíveis da sua marca.
As imagens são uma forma poderosa de comunicação, especificamente porque não se comunicam com palavras. Eles falam em um nível primordial, emocional e, portanto, são mais persuasivas. Mas com um grande poder de comunicação vem uma grande responsabilidade: você deve ser extremamente cauteloso para não enviar a mensagem errada.
Fixa sua marca na mente do consumidor
Você acredita que seu negócio continuará a prosperar daqui a 5, 10, 30 anos?
Fixar sua marca na mente do público é a cereja do bolo para qualquer empresa que queira ser vista e lembrada. Ter uma marca memorável é muito mais importante hoje em dia, pois há muitos empreendedores que estão usando a internet para ter um alcance maior.
A concorrência aumentou significativamente e todos querem se firmar, mas poucos conseguem se manter lucrativos. O que vai sustentar sua marca no longo prazo é isso.
Com cores, formas, tipos de letras e um logo criado adequadamente, sua marca vai ser muito mais lembrada e identificada por seus clientes e consumidores. Não é coincidência que grandes empresas investem orçamento pesado nesse setor, afinal eles já experimentaram colher os “louros” dessa estratégia.
Está gostando desse artigo? Aproveite e faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
Influencia na receita da empresa
Como dissemos mais acima, a identidade visual da sua empresa, quando bem trabalhada acaba por passar ao público uma ideia de produto e serviço de qualidade. E isso pesa muito quando ele está para escolher entre você e o seu concorrente.
Além de influenciar na decisão de escolha, influencia também no preço.
Por exemplo: quando se pensa em uma identidade de marca incrivelmente forte, a Apple vem à mente quase imediatamente. O alto preço da Apple é resultado direto da marca forte e confiável (branding) que ela construiu ao longo dos anos.
Apesar do fato de que os produtos da Apple em termos de qualidade estão praticamente no mesmo nível da concorrência, a Apple pode cobrar um preço premium. Na mente de seus clientes, seus produtos valem mais do que muitas outras marcas de tecnologia. Isso tem muito a ver com a identidade da marca e as consequências do que ela representa.
Então, o que você pode aprender com a Apple? Ao investir na criação de uma identidade de marca forte e única, você valoriza sua marca e pode aumentar seu ticket médio.
As empresas que investem em identidade visual constroem uma posição mais sólida e forte no mercado, tornando as novas campanhas muito mais assertivas.
Seu público se torna mais “real” e isso significa que quem segue a marca é cliente ou logo se tornará cliente porque se identifica com a marca. Dessa forma, fica mais fácil extrair novos dados sobre ela e o impacto da marca.
A estratégia nas redes sociais, sites, blogs e e-mail marketing será cada vez mais baseada em clientes reais e dados atuais, potencializando os resultados. Os leads terão maior probabilidade de fazer uma compra e a jornada do cliente será mais rápida.
O marketing digital e o branding trabalharão juntos para obter resultados mais consistentes e positivos.
Garanta credibilidade por meio da identidade visual da sua empresa
Nunca é tarde para começar a investir na identidade visual da sua empresa. Entretanto, os resultados de investir na aplicação da sua marca não vem da noite para o dia, mas sim de uma prática constante (branding) que deve ser diariamente encorajada no meio profissional.
Busque orientações, faça experimentos, reinvente sempre, busque boas referências e inspirações. Essa área está em constante mutação e deve ser acompanhada de perto. Faça pesquisas, principalmente do seu público alvo, eles têm informações valiosas e certamente te ajudarão.
E muito importante: confie sua marca com profissionais e agências qualificadas. É importante que ela seja produzida por quem entenda e saiba compreender toda a essência da marca para criar a sua identidade. Por mais que custe um valor mais alto, será um investimento para o seu negócio. Por esse motivo cada vez mais empresas estão procurando pela Mkt Ideas para criação de logotipos, embalagens, mascotes, folders e muitos outros materiais de comunicação com qualidade premium.
Para te ajudar nessa tarefa, baixe nosso infográfico gratuito com 10 passos para construir uma marca forte:
Nele você encontrará os procedimentos necessários para construção de uma marca memorável, que vai desde o modelo de negócio, passa pelo design e marketing e chega até à assuntos jurídicos.
E você, já investiu na identidade visual da sua empresa? Se sim, compartilhe com a gente quais foram os efeitos e resultados que isso trouxe para seu negócio.
Mas se você ainda estiver com dúvidas quanto ao assunto, deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato conosco, será um prazer poder te ajudar:
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2021/09/a-importancia-da-identidade-visual_by_mkt-ideas.png5711080Arthur Derinardehttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngArthur Derinarde2022-06-28 12:12:162022-11-14 19:05:277 motivos para ter uma identidade visual e aumentar sua fatia de mercado
Você precisa de velocidade de carregamento? Um site que facilite a navegação do usuário? Quer que os visitantes absorvam um conteúdo prático e completo do seu produto ou serviço?
Se você é dono ou gestor de uma empresa, você já sabe que é fundamental investir na presença digital para conquistar novos clientes.
Então, que tal escolher o modelo de site One Page para o seu negócio? Afinal, ele é uma das tendências do web design em 2022. (veja esse artigo da rock content)
Acompanhe o post de hoje e entenda o que é e qual é a utilidade de um site One Page.
Vamos lá?
O que é um site One Page?
Como o próprio nome sugere, esse site tem todo o seu conteúdo exibido em uma única página.
Ou seja, ele foi criado para que todo o conteúdo seja mostrado na mesma página, com layout único e concentração das informações em um mesmo lugar.
Nesse tipo de site, o conteúdo é dividido por seção (grid/tela) e o site tem um menu que não leva o usuário para outra página, apenas faz com que, ao clicar, ele role pela página e chegue até o conteúdo.
Rápido, visualmente atraente e fácil de rodar em um dispositivo móvel, ter um site One Page é uma estratégia muito útil quando você não quer que o seu cliente se distraia com assuntos que não interessam no momento. Por isso acaba sendo muito mais prático que sites convencionais.
Para o One Page, simplicidade e minimalismo é a palavra de ordem. Você remove informações óbvias e repetitivas, investindo em conteúdo direto e verdadeiramente interessante para o visitante.
Mas não é porque são simples que eles precisam ser pobres, tá? Muito pelo contrário! Sem ter que se preocupar com diversos links para páginas internas e afins, se torna muito mais propício apostar em design interativo e recursos incríveis de programação para gerar uma ótima experiência ao usuário!
Quando ele é recomendado?
Se você gerencia um pequeno ou médio negócio e tem ainda pouco conteúdo, é possível concentrar tudo o que tem em uma One Page bem bonita. Isso porque ele costuma ser clean e direto, capturando a atenção do usuário para as partes mais relevantes do seu conteúdo (mas não tente colocar muita informação em uma única One Page, isso deixará poluído e carregado, seu usuário e o Google não gostarão nada disso. Para isso, é recomendado o site com página internas, saiba mais aqui).
Crie uma boa sequência de informações, para que o visitante, ao chegar ao final dela, tome uma ação que você determinou. Dessa forma, é mais fácil enfatizar o objetivo da sua página.
Além se ser institucional, também pode ser usado para portfolio, storytelling, campanhas e lançamento de produtos.
Não se esqueça de ter em mente o seu público-alvo e, na escolha de um layout, aposte na máxima de que menos é mais.
Para completar, o valor do investimento desse modelo de site é bem mais econômico, o que é um diferencial e tanto em tempos de crise econômica, concorda?
Para minimizar ao máximo essas desvantagens é importante que sua marca procure uma boaagência-parceira com experiência nesse modelo de projeto.
Ao trabalhar com a publicação de informações na internet, o objetivo deve ser sempre o de oferecer a melhor experiência possível aos usuários.
Avalie cuidadosamente o perfil do seu público-alvo para entender bem que tipo de conteúdo ele está acostumado a consumir e se sites One Page se encaixam nesse caso.
Faça experimentos e analise os resultados obtidos para ter certeza sobre o caminho ideal.
Está gostando desse artigo? Aproveite e faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
Por que as empresas gostam de sites One Page?
Em primeiro lugar, criar um site One Page quase sempre será mais rápido do que criar um site maior com diversas páginas.
Sites de uma página única também são muito mais fáceis de manter quando o conteúdo precisa ser atualizado, já que, por ser tudo em um, acaba sendo fácil de encontrar as informações.
Além, claro, das vantagens que mencionamos no tópico acima.
Como faço para criar um site de uma página única?
Apesar de os sites One Page serem normalmente mais complicados em termos de codificação HTML, o WordPress tem muitas opções de customização, e é possível chegar ao resultado que você quiser. Você pode até transformar seu site desordenado em um site de uma página em questão de minutos.
Caso não tenha habilidade, tempo ou ambos, nós da Mkt Ideas já criamos inúmeros sites otimizados e que convertem visitantes em clientes.
Clique no link a seguir e saiba mais ou nos chame no whatsapp:
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2022/05/site-one-page-o-que-e_by-mkt-ideas.png5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-05-25 15:34:322022-07-27 18:53:33Site One Page: serve para sua empresa?
Para quem é gestor, independente do departamento, sabe que é um desafio e tanto lidar com riscos, expectativas e paixão. E os filmes podem ser uma grande fonte de inspiração.
Já fizemos um artigo com 29 filmes inspiradores, e dessa vez selecionamos 25 documentários e histórias reais de empresários e empresas de sucesso!
Conhecer suas histórias e saber como surgiram algumas empresas pode ser fundamental para os empreendedores e gestores que estão em busca de inspiração e novas ideias para seu negócio.
Confira abaixo (alguns deles disponíveis na Netflix):
1. Abstract (2018)
Em formato de documentário divido em oito episódios, mostra como é o processo criativo dos designers mais inovadores do mundo. A série reúne importantes nomes da cena e revela como esses gênios da arte visual pensam e qual a influência do trabalho deles em vários aspectos da nossa vida cotidiana.
Você aprenderá que pensar no visual, no design e no processo criativo da sua marca ou produto pode fazer a diferença durante a jornada empreendedora.
2. Fome de Poder (2016)
Esse filme conta a história de ascensão da rede de lanches McDonalds. Sim, é mais um filme em que o protagonista não é nenhum santinho (muito pelo contrário) e tem uma postura repudiável.
Mas a lição de que persistir nos seus objetivos para ter sucesso fica bem clara. Mas não é apenas persistir por persistir. Tem que ter dedicação e se entregar para valer no negócio.
Você vai se impressionar com a revolução que Ray Kroc fez na maneira de preparar e vender hambúrgueres.
3. Walt Antes de Mickey (2015)
Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse.
Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.
4. A Teoria de tudo (2015)
Mais um filme baseado em fatos reais que conta a história de Stephen Hawking e mostra como o astrofísico fez descobertas relevantes no mundo científico.
Como lições que você pode aprender com o filme, vale observar que nem sempre você terá a resposta para tudo (e que tá tudo bem!). Você nunca deve deixar de expressar a sua voz e de compartilhar seu conhecimento.
Mesmo com a doença, Hawking criou uma maneira de se comunicar e verbalizar seu conhecimento. A superação é a chave de tudo!
5. Steve Jobs (2015)
Dirigido por Danny Boyle, o longa retrata três fases da vida de Steve Jobs (Michael Fassbender), sócio-fundador da empresa Apple e gênio da tecnologia: o lançamento do Macintosh, da NeXT e do iMac.
Diferentemente de Jobs — que mencionarei abaixo –, a história não abrange apenas a vida profissional do personagem. Mais intimista, é focada também na vida pessoal dele.
Esse filme inspira empreendedores à medida que comprova como coragem, foco e persistência são essenciais ao sucesso de qualquer negócio. Também revela o impacto que o marketing tem sobre uma marca, já que Jobs sempre conseguiu cativar o público e a mídia, apesar de sua personalidade forte e polêmica.
Esse filme é um ótimo exemplo de como a mudança de ambiente profissional pode ser benéfica para nossa criatividade e interesse na área de atuação.
Está gostando do conteúdo? Faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
6. O menino que descobriu o vento (2019)
O filme conta a história de Kamkwamba, um jovem que vive na África, e enfrenta dificuldades de sobrevivência ao lado de sua família. Para superar uma violenta seca pós inundação que submetia os moradores da região à fome e miséria sem ajuda do governo, o jovem busca conhecimento por meio de livros de ciência e cria um moinho de cinco metros de altura usando uma bicicleta quebrada, uma pá de ventilador de trator, um velho amortecedor e árvores, e transforma a realidade da sua comunidade.
Você vai aprender que o conhecimento e a persistências podem alavancar a sua ideia em meio a dificuldades e transformar realidades.
7. Jobs (2013)
Outro filme de Steve Jobs, que conta a trajetória do fundador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, Apple.
Jobs teve parte de sua vida revelada neste filme. É interessante ver como blefes podem gerar resultado, ter ambição pode trazer lucro e o lema de “vendo depois crio” é uma constante no universo dos magnatas da tecnologia.
O longa ainda traz um bom apanhado de memórias de sua carreira e também algumas lições práticas, como saber lidar com investidores. Apostar em ideias, perseguir um ideal, fazer melhor do que os outros e as palavras chave “inovação” e “paixão pelo que faz” são os lemas dessa história.
8. Burt’s Buzz (2013)
O filme é baseado na história de Burt Shavitz para fazer com que sua marca de cosméticos, Burt’s Buzz, ganhe seu espaço.
Durante a história, você pode conhecer os esforços de um empresário, agindo de várias formas em uma empresa. Um dos melhores filmes sobre empreendedorismo.
9. Phil Knight: O Homem que Conduz o Mundo (2012)
O documentário conta a história de Phil Knight, fundador da Nike, e mostra o surgimento e a ascensão da marca esportiva que se tornou uma das mais fortes do planeta. A Nike foi a primeira empresa a patrocinar jogadores profissionais, criando uma forma diferente de dialogar com o público. O principal ícone do sucesso dessa estratégia é o jogador de basquete Michael Jordan. Os produtos associados a seu nome foram responsáveis por alavancar as vendas da marca em todo o planeta.
Você vai aprender como encontrar formas diferenciadas de posicionar o seu negócio e sua marca em meio a tantas opções já existentes no mercado.
10. Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
Também baseado em fatos reais, o filme fala sobre a crise econômica de 2008 vista de dentro do universo dos bancos de investimento americanos.
A história mostra como algumas decisões erradas e a falta de transparência no mundo corporativo podem te levar ao fracasso. Por isso, o filme traz à tona uma questão fundamental para qualquer empresa: a postura ética.
11. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Baseado em uma história real e longe de ser um filme sobre esportes, o filme (“Moneyball”) conta a história do gerente de um time de baseball que tenta montar um time competitivo mesmo com uma situação financeira desfavorável.
O gerente geral, Billy Beane, tem o desafio de cuidar do time, mas possui poucos recursos e a concorrência de grandes times é brutal. Para conseguir maior rendimento, ele desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, tornando possível fazer mais com menos. Como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais.
Uma frase vista no filme é importante para os potenciais empreendedores que ainda se apegam à zona de conforto: “Quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo”, ou seja, inove!
12. Something Ventured (2011)
“Something Ventured” é um documentário sobre homens de negócios do Vale do Silício. A obra apresenta a história de um grupo de investidores de grandes empresas de tecnologia, como Apple, Atari, Google e Intel, e explica como funciona o capital de risco nos Estados Unidos.
No longa, destacam-se características intrínsecas à personalidade desses profissionais. Ser visionário, ousado, criativo e ter ampla visão de mercado parecem ser requisitos básicos para se destacar no segmento tecnológico. Esse filme é ideal para aqueles que desejam expandir as fronteiras do próprio negócio e alcançar mercados liderados por empresas gigantes.
13. A Rede Social (2010)
O filme (“The Social Network”) conta a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, mostrando a criação da rede dentro da universidade de Harvard, em 2003. Em apenas seis anos, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história.
Com a proposta de levar as interações entre pessoas para o mundo virtual, o Facebook se tornou a maior rede social do planeta. Assim como em Steve Jobs, o filme demonstra que a genialidade não garante a consolidação de uma marca. Mais do que criatividade, é preciso ter extrema dedicação para colocar o sonho em prática.
O filme é ideal para entender como esta ferramenta foi idealizada e como esse mecanismo funciona, além disso, compreender “a visão do criador dessa rede” pode te ajudar na criação de ideias e inspirar o empreendedorismo.
14. Invictus (2009)
Após ser libertado da prisão e eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela, se vê diante de um país dividido pelo racismo. É então que ele pensa numa estratégia pouco convencional: usar o rúgbi para unir o povo. Para isso, ele precisa da ajuda do capitão do time, um jovem branco.
A história chama a atenção pela habilidade de negociação demonstrada por Mandela, característica necessária para qualquer empreendedor que deseja crescer nos negócios.
15. Coco Antes de Chanel (2009)
O filme é sobre Coco Chanel, famosa estilista francesa e criadora da empresa que leva seu sobrenome. Como o próprio título indica, a obra é focada na fase anterior à fundação da companhia e narra a vida pessoal da protagonista, incluindo a infância pobre e os relacionamentos amorosos.
Coco Chanel revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. Ela precisou vencer diversos obstáculos – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem.
16. Um Sonho Possível (2009)
Baseado numa história real, o filme conta a história de um jovem pobre que é adotado por uma família rica e assim consegue realizar o sonho de se tornar jogador de futebol americano.
Os temas da superação dos obstáculos (no caso do jovem) e da persistência para conseguir um objetivo (no caso de sua mãe adotiva) são ótimos para inspirar empreendedores.
17. À Procura da Felicidade (2006)
Talvez esse seja o maior exemplo do desejo de superação que pode ser encontrado no cinema. Estrelado por Will Smith, já se tornou um clássico quando o tema é inspiração.
Baseado na história real de Chris Gardner, o filme mostra Chris em busca da carreira que acredita e do sustento da família. Ele enfrenta o pior momento de sua vida, desempregado, abandonado pela mulher e lutando para criar seu filho pequeno, acaba não tendo onde morar, mas persegue um sonho que é o que o motiva.
Esse filme é exatamente o que um empreendedor precisa assistir antes de começar um negócio, pois mostra que o sucesso vem com muita persistência.
18. Startup.com (2001)
Esse documentário retrata a meteórica trajetória da govWorks até sua queda, em 2001. A empresa que propunha facilitar, por meio da internet, a relação entre a população e o governo.
A govWorks recebeu investimentos milionários e tinha tudo para crescer ainda mais, mas, por conta de erros gerenciais e falhas na execução do serviço, acabou falindo. Nesse sentido, o documentário apresenta os meandros do desenvolvimento de uma startup, expondo riscos e conquistas, e serve de guia em relação ao que deve e não deve ser feito.
Além da chance de acompanhar o crescimento e declínio de um novo negócio, esse projeto nos mostra a importância de um planejamento conciso para o lançamento de qualquer tipo de negócio. Não só isso, é fundamental notar como as relações e demandas pessoais interferem em uma liderança despreparada, que acabam por levar a empresa, que cresceu vertiginosamente, ao seu fechamento.
19. Piratas do Vale do Silício (1999)
O filme (“Pirates of Silicon Valley“ ou “Piratas da Informática”) é um clássico entre os apaixonados por tecnologia.
O filme é baseado em uma história real e mostra a competição em busca da liderança do mercado de tecnologia entre dois gigantes: Steve Jobs, fundador da Apple, e Bill Gates, criador da Microsoft e Windows. Eles se enfrentam em uma guerra de bastidores, nem sempre honesta.
O filme mostra a briga entre dois empresários brilhantes em busca da liderança.
20. O Triunfo dos Nerds (1996)
O documentário mostra a ascensão dos computadores em meados de 1970, até o boom que revolucionou o mundo, já em 1990, protagonizando jovens talentosos que praticamente inventaram a indústria de computadores como conhecemos hoje dia.
Steve Jobs, que aparece nas filmagens, lembra-nos sobre a importância de sempre desafiarmos o convencional se realmente quisermos apresentar algo novo para a humanidade – ponto fundamental para qualquer empreendedor que queira se destacar no mercado hoje em dia.
O filme se baseia na história de Oscar Schindler, um homem de negócios e contador alemão, que através dos seus bons contatos, abdicou de toda sua fortuna e conseguiu salvar a vida de mais de um milhão de judeus polacos refugiados durante o Holocausto ao empregá-los em suas empresas.
Enquanto Schindler se encarregava das ligações pessoais que lhe permitiriam fechar acordos com os nazistas (já que ele mesmo era membro do partido fundado por Hitler), o conhecimento de Stern em gestão de negócios permitiu que o seu patrão otimizasse as suas finanças, para salvar dos campos de concentração cada pessoa que pudesse.
22. Tucker – Um Homem e Seu Sonho (1988)
Assim como Rocky, o filme (“Tucker: The Man and His Dream”) fala sobre ser perseverante em relação ao que você deseja. Na obra, o projetista americano Preston Tucker desenvolve um carro com o design que sempre pretendia e, no meio do caminho, acaba tendo de enfrentar grandes indústrias do setor automobilístico.
Mesmo com os obstáculos, ele continua seguindo seus ideais e não pretende se render ao modelo dessas empresas. Tucker tinha uma convicção de como tudo tinha de funcionar, o que mostra a persistência na hora de montar um negócio.
23. O Segredo do Meu Sucesso (1987)
O filme conta a história do jovem Brantley Foster, que deixa uma cidadezinha no Kansas para tentar o sucesso em Nova York. Ao chegar lá, as coisas não saem como planejadas e ele se vê obrigado a pedir um emprego ao tio que controla uma empresa milionária.
Como o trabalho é modesto, Brantley, decide levar uma vida dupla, criando um personagem chamado Carlton Whitfield, um executivo de ideias brilhantes, mas que ninguém sabe de onde veio.
Com atitude fresca e novas ideias, consegue se passar por um alto executivo da empresa, trazendo inovação e crescimento para o negócio.
24. O Poderoso Chefão (1972)
Um dos maiores clássicos do cinema, o filme O Poderoso Chefão (1972) narra a trajetória da família Corleone e seus negócios ilícitos, mostra as vantagens e desvantagens de empreender em família e que o melhor sucessor pode ser quem menos se espera.
Apesar de não seguir os caminhos mais corretos, são uma aula à parte sobre liderança e empreendedorismo. Lições sobre criar networks, cobrar resultados e curtir a família podem ser tiradas dessa obra prima do cinema.
25. Cidadão Kane (1941)
Não se assuste com a idade do filme. Os mais de 70 anos que se passaram desde o seu lançamento não reduzem o mérito de ser uma das grandes obras primas do cinema clássico.
A história conta sobre a vida de Charles Kane, um personagem fictício que trabalha na área editorial e tem uma vida fundada em idealismos que acabam se tornando obsessões loucas pelo poder. O filme mostra sua inegável capacidade de conquistar tudo o que deseja, mas, ao mesmo tempo, de perder tudo o que lhe é caro.
Essa é uma abertura fundamental para discutirmos o que está em jogo em nossas ambições, lembrando-nos de pesar nossos atos dentro e fora das empresas.
Prontinho. Ufa!
Vocês já assistiram algum desses filmes? O que acharam? Alguma outra sugestão? Deixem seus comentários!
Lembre-se sempre: espaços para respirar e pensar fora da caixa é fundamental.
Para te trazer mais ideias, que tal baixar nosso ebook 100% gratuito com 6 ideias de como inovar seus produtos e serviços e sair na frente da concorrência ainda hoje? Clique no banner abaixo e ganhe agora:
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2022/04/docs-e-historias-de-sucesso_by-mkt-ideas.png5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-04-24 14:10:292022-11-14 18:38:0125 documentários e histórias de sucesso para você não ficar para trás
Siiim, a chamada hoje do blog é bem institucional mesmo! rs
Esse é um mês muito especial para nós. Estamos comemorando 10 anos de Mkt Ideas! 💚
São muitos sonhos, muitas histórias, muitas transformações…e o mesmo propósito, sempre: levar a ideia que faltava para o seu negócio!
Chegar aos 10 anos, mantendo-se ativa, atualizada em relação às principais mudanças do mercado e do mundo e desenvolvendo projetos criativos e consistentes é um orgulho enorme.
Durante esse anos, a Mkt Ideas passou por muita coisa e evoluiu bastante. Passamos por altos e baixos (como qualquer empresa) e por muito, mas MUITO aprendizado!
São 10 anos explorando novas ideia sem medo dos desafios
É incrível poder olhar pra trás e ver tudo que já vivemos nessa jornada! Hoje somos uma agência madura, que trabalha com seriedade e leveza. Como reflexo disso, ao longo desses dez anos, conquistamos um extenso e diverso portfólio e acumulamos clientes de todas as áreas.
O início de tudo
A Mkt Ideas começou como muitas agências começam: de um freela, que desdobrou suas soluções para uma “eugência” e foi evoluindo até precisar contar com uma equipe para escalar e atender os clientes da forma que eles merecem: comprometimento e excelência!
Hoje somos uma equipe boutique multidisciplinar composta por 12 especialistas seniores, conquistando diversas certificações ao longo desses anos e contribuindo para a evolução de clientes dos mais diversos portes e segmentos.
We connect brands and people
Encontro das agências parceiras da RD Station em 2018
Crescimento na crise
Mesmo na pior década da história da economia brasileira, passando por uma crise em 2014 e outra desde 2019 com a pandemia, conseguimos crescer nosso faturamento, sendo nesses últimos 3 anos um crescimento de 317%.
“Dessa forma, conseguimos manter nossa equipe, sem precisar demitir ninguém. Isso porque, um dos motivos foi o formato e a gestão empresarial da agência que sempre foi 100% digital com o time trabalhando de forma remota. Outro motivo foi acolher o mercado e os clientes, fidelizando-os e atendendo suas necessidades da melhor forma possível, especialmente nesse momento.” – aponta Arthur Derinarde, empresário e diretor de arte da Mkt Ideas.
Agência reconhecida
Tanto estudo e trabalho é claro que renderia reconhecimento: além dos nossos clientes satisfeitos com os resultados, também recebemos certificados de empresas renomadas em nosso segmento.
As principais são essas:
Gente que faz acontecer
Somos muito gratos aos nossos clientes, equipe e parceiros que fizeram e fazem parte de nossa história. Foi graças a confiança deles em nosso trabalho que pudemos crescer, arriscar e nos desenvolver. Vamos seguir oferecendo sempre o melhor em nossos serviços para sua empresa!
Fazendo um pouquinho de jabá pra eles, dá uma olhadinha em quem são, clicando aqui 😁
https://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2022/03/aniversario-de-10-anos-mkt-ideas-22.png5711080Veronica Gomeshttps://agenciamktideas.com/wp-content/uploads/2020/02/simbolo_mkt_ideas.pngVeronica Gomes2022-03-15 16:13:142022-07-27 18:45:22Mkt Ideas: Uma década de transformação 🏆