Qual o impacto da tecnologia em sua empresa?
Vivemos num momento que antecede o que muitos especialistas têm chamado de Quarta Revolução Industrial.
Porém, diferente das outras fases do modo de produção, essa influenciará os hábitos e formas de realizar os trabalhos bem mais rápida.
Essa nova revolução no processo produtivo relaciona-se intimamente com a tecnologia. E nessa próxima etapa da história humana, muitos processos serão automatizados.
Como as empresas serão impactadas por isso?
A melhor resposta diz que as empresas que acompanham o ritmo de mudanças, e permanecem prontas para as inovações, terão menos dificuldade para seguir no mercado.
Já organizações que ignoram o futuro, certamente enfrentarão problemas, e muito provavelmente fecharão suas portas.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre isso e apontar algumas estratégias eficientes que ajudarão as empresas de diferentes portes a sentirem menos os impactos da tecnologia:
Automação dos processos
Um dos mais conhecidos exemplos de automação vemos em alguns modelos de indústria. Já há muitos anos robôs ou braços mecânicos assumiram o posto nas linhas de montagem.
Do ponto de vista comercial, o impacto nesse caso foi positivo: maior agilidade na fabricação dos produtos, redução de custos operacionais e maior demanda de clientes.
Seguindo essa tendência, outros mecanismos foram sendo criados, dando mais dinamismo as empresas de todos os segmentos.
Hoje em escritórios, por exemplo, papéis têm sido abolidos. Os procedimentos internos de muitas empresas são sistematizados. Eficientes programas de gestão assumem formulários de solicitação entre setores. Essa ilustração é bem simples, e mostra uma diretriz.
Porém, a automação daqui para frente promete ir mais além.
Imagine um estoque sendo controlado a distância, de forma remota. É a imagem do que promete logo está presente
nas empresas, independente se pequena, média ou grande.
Marketing digital
A tecnologia atualmente é mais do que presente na sua forma de comunicação com o cliente.
E as estratégias de marketing já não são aquelas nas quais a empresa ia em busca do cliente. Hoje o consumidor vai até o produto. É nessa lógica que está baseada o “novo” marketing.
Esse novo formato de marketing é composto por incríveis ferramentas que impulsionam ou adequam os diferentes modelos de negócios. Esses instrumentos se tornarão condicionantes para qualquer empresa que queira espaço no mercado. Conhecê-las e usá-las tornou-se obrigação.
Imagine hoje não ter um site?
Quantas milhões de pessoas não conhecerão sua marca?
Com certeza um número impressionante, que deixa qualquer empreendedor abismado. E logo vê que não faz sentido abdicar de tecnologias assim.
O marketing digital tem estratégias bem interessantes, que inserem a marca nesse mundo que é a internet, e abre as portas para novos clientes.
Palavras como:
- E-mail marketing
- Landing pages
- Social media marketing
- Marketing de conteúdo
- Inbound marketing e outros
Estarão presentes daqui para frente no vocabulário dos melhores empresários.
A tecnologia versus os recursos humanos
Para muitos é a parte da empresa que sofre mais com o avanço tecnológico.
De certa forma, o que acontece não é a substituição, mas sim, a aplicação de melhorias em determinadas tarefas.
Um planejamento estratégico normal, já que empresas tem como objetivo básico realizar um trabalho da melhor forma para atender suas demandas.
A tecnologia disponibiliza às organizações formas de realizar essas atividades de maneira mais assertiva, proporcionando produtividade, e claro, melhores resultados da sua gestão financeira. Pensamento natural em qualquer empreendimento.
Porém, investimentos tecnológicos que sigam esse objetivo precisam constar no planejamento estratégico da empresa, ou seja, tudo deve ser previamente definido. A estrutura organizacional da empresa pode ser mudada em etapas, por exemplo, e a tecnologia não terá impacto direto no quadro de funcionários.
Outro ponto é manter a equipe qualificada, pronta para operar as novidades em tecnologia que serão integradas a empresa.
Na implantação de um sistema de ERP, por exemplo, treinar os funcionários que irão usar o programa, antes de
começar a rodar, trará excelentes resultados.
Sua empresa preparada para tecnologia
Como dissemos no início, as mudanças que a Quarta Revolução Industrial irá propor nas formas que as empresas trabalharão virão em grande velocidade.
Considerando os pontos levantados nesse texto, sua empresa estará pronta para acompanhar o pique e não ficar para trás!
Conte com consultorias que disponibilizem as melhores soluções de marketing e softwares empresariais. Assim terá as ferramentas e profissionais certos para manter sua empresa atualizada e sem receios do impacto tecnológico.
Esse guest post foi escrito por Gabriela Miranda, analista de marketing da GestãoClick— software de gestão empresarial online.
Continue acompanhando nosso blog, fanpage e linkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio ;) #TakeaNote #TakeIdeas
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!