Persona: entenda como ela pode te ajudar a conquistar o cliente certo
A sua empresa está enviando mensagem para as pessoas certas?
Se essa é uma pergunta que você nunca parou para fazer, está na hora de pensar em criar personas para o marketing do seu negócio.
Uma das máximas do Inbound Marketing diz que “devemos enviar a mensagem certa para a pessoa certa e no momento certo”, assim teremos maiores chances de sucesso em nossas ações.
Porém, antes mesmo de pensar na mensagem certa, devemos saber quem são as pessoas certas para direcionarmos a nossa comunicação. Parece óbvio, mas muitas vezes essa é uma etapa esquecida.
No marketing, essa pessoa é conhecida como Persona ou Buyer Persona.
O que é Persona?
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.
Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes ideais, assim como a criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
A criação de personas não é uma técnica nova, mas poderia ser muito mais explorada do que é atualmente. É muito comum empresas e agências criarem campanhas de marketing sem entender profundamente quem é o seu cliente ideal.
Se você diz que seu público-alvo é “praticamente todos” ou “alguém interessado em meus serviços”, você não tem muita chance de aumentar conversões. E, para nós da Mkt Ideas, aumentar conversões é mais importante que apenas aumentar visitas.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
É comum que haja alguma confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.
Vamos a um exemplo prático:
- Público-alvo: Homens e mulheres, entre 30 à 45 anos, moram em capitais do Brasil. Trabalham em grandes empresas, classe B.
- Persona: Diego Mesquita, 33 anos, gerente de marketing de uma grande empresa, casado, gosta de passar o tempo livre com a família, frequenta show de jazz e blues e está conectado a todas a redes sociais, pós graduado em marketing digital, sofre muita pressão da diretoria por resultados, quer bater metas e ser valorizado na empresa.
Percebeu a diferença?
Público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade, para quem você vende seus produtos ou serviços, não cita seus hábitos, comportamentos e interesses.
Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Ela é tão real quanto uma pessoa de verdade. Esse é o segredo.
Tradicionalmente, a definição de um público alvo consiste em determinar a sua idade, sexo, localização geográfica e as suas necessidades. Acontece que, atualmente, é necessário muito mais do que isso, precisando portanto, olhar de forma direcionada para outras questões.
Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Mas faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada ao “Diego Mesquita” e não a um extenso público-alvo.
Por que criar uma Persona?
Conforme apontamos acima, a persona possui características muito mais conclusivas e ricas, o que facilita a criação de uma estratégia de marketing (e de negócios também), afinal você sabe exatamente com quem está falando.
Precisamos entender quantos anos esta pessoa tem, de que sexo é, qual a profissão, qual o grau de instrução, o que gosta de fazer no tempo livre e etc. Além destes, uma série de fatores que influenciam no que esta pessoa tem como hábitos e o que ela gostaria de consumir.
Quanto mais você entender sua persona, mais clientes você irá conquistar.
Você precisa conhecer a sua persona tão bem, mas tão bem, que consiga encaixar uma solução sob medida da sua empresa pra ela, ou até mesmo criar uma nova oferta, dentro do “sonho de vida” dela (“sonho de vida” = objetivo de vida/de empresa).
No entanto, muitas empresas têm dificuldade para definir o seu persona e acabam por fazê-lo de forma extremamente ampla.
Com a persona definido, você irá entender:
- Qual linguagem usar
- Qual canal se comunicar
- Qual mensagem enviar
- Quais conteúdos podem ser produzidos
- Qual será o cronograma de conteúdo
- Quais palavras chave iremos trabalhar
- Qual será o estilo e periodicidade do e-mail marketing
- Como faremos a segmentação nos anúncios
E muito mais.
Suas campanhas precisam soar “como música” nos ouvidos da sua persona.
Como criar uma Persona?
O maior erro cometido é tentar criar a persona com base no que nós achamos que é o nosso cliente.
Esse “achômetro” muitas vezes está completamente equivocado e nossa comunicação ficará totalmente mal direcionada. Personas não podem ser criadas através de palpites e suposições.
Para que o produto final seja de qualidade é necessário coletar dados, realizar pesquisas e entrevistas.
Podem ser dados de cadastros dos seus clientes, informações dos últimos anos de vendas e até mesmo, utilizar ferramentas de pesquisa para chegar em uma informação mais relevante e assertiva. A base de clientes é o lugar perfeito para começar a investigação de persona da empresa.
Com esses dados, ficará muito mais fácil entender quem é este persona e a partir de então tudo que formos criar, tanto no campo de produto ou serviço como no campo de comunicação, será direcionado para esta persona.
Algumas características básicas que utilizamos para definir as personas:
- Dados demográficos: gênero, idade, estado civil, se têm filhos, onde moram;
- Objetivos: o que valorizam, quais são seus sonhos e como podem ser ajudados a realizá-los;
- Pontos fracos: entenda os problemas dessas pessoas e como a sua empresa pode resolvê-los;
- Onde buscam informações: descubra os canais online e offline onde buscam atualizações e informações e invista nesses canais;
- Que cargo ocupam: investigue onde trabalham e em qual área.
Quanto mais informações tivermos, mais completa a nossa persona e muito melhor a nossa comunicação.
O próximo passo é detalhar o perfil persona a partir das respostas obtidas. Reúna as informações, elabore o personagem com um nome e uma imagem e coloque em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa.
Lembre-se: É muito importante que a persona seja uma pessoa real, assim, todos da sua equipe têm uma ideia com quem estão conversando e tornam a comunicação mais humanizada e assertiva. Lembra do Diego Mesquita?
A sua empresa está se comunicando do jeito certo ?
Agora que você entende o que é persona e identificou a da sua empresa, faço as seguintes perguntas: Você está se comunicando do jeito certo? Está mostrando qual problema as suas soluções resolvem? Está falando o que sua persona espera ouvir?
Deixe sua resposta nos comentários e aproveite para baixar nosso ebook gratuito para aprender mais sobre a estratégia de Inbound Marketing:
Gostou? Se quiser receber mais ideias assim, faça como os 5.347 inscritos, assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
Continue nos acompanhando nos melhores canais para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio:
#TakeaNote #TakeIdeas
.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!