,

O que é Inbound Marketing e porque ela é tão importante para as empresas?

Inbound Marketing (conhecido como “novo marketing”) é uma das maneiras mais eficientes e atuais de atrair novos consumidores e transformá-los em clientes fiéis. Ou seja, é uma tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

Enquanto no “velho marketing” a proposta é a de empurrar o produto ou serviço ao público, seja ele qual for, no “novo marketing” esta relação é bem diferente, pois consiste em fazer com que as pessoas desenvolvam o interesse pela sua marca para aí, então, passarem a consumi-la.

Esse conceito foi lançado em 2005 pelo CEO do HubSpot, cuja ideia era a de propor uma nova maneira de fazer negócios.

Estamos na Era da Informação, onde o potencial cliente, seja empresa ou pessoa física, busca informações para escolher um produto ou serviço. O fato da sua empresa estar promovendo conteúdo relevante em diversos canais cria uma vantagem competitiva e auxilia o potencial cliente na decisão pela compra.

Mas, de que forma fazer isso?

Através do conteúdo, claro!

Graças ao Google, a nossa vida mudou. E quando a vida das pessoas mudam, os negócios mudam também.

Imagine o seguinte: você quer comprar um notebook novo, mas tem dúvidas sobre o modelo a ser escolhido. A partir daí, você busca no Google “Qual é o melhor notebook?” e abre alguns sites para tirar suas dúvidas. Em uma dessas lojas online há um ebook gratuito explicando as vantagens e desvantagens dos principais modelos de notebook do mercado. Você baixa o ebook, recebe um e-mail da loja alguns dias depois perguntando o que achou e ainda ganha novos conteúdos gratuitos sobre o tema.

Demais né?!

O que essa empresa começa a se tornar para você? Autoridade, Referência, Confiança e outros valores individuais, levando-o a consumir essa empresa quando estiver no momento certo de fazer sua compra.

É basicamente essa a estratégia de Inbound Marketing. Contudo, é preciso entregar o conteúdo certo na hora certa.

Veja mais exemplos inspiradores nesse eBook:  11 cases de Marketing Digital para você se inspirar.

A seguir estão os 4 principais passos do Inbound Marketing para você ter melhor compreensão sobre a estratégia:

O caminho é basicamente este:

1- atrair a atenção daqueles que são meros visitantes do seu site através de um conteúdo relevante e inteligente;

2- transformá-los (convertê-los) em leads (prospects) para trazê-los próximo da empresa e suas soluções;

3- Intensificar o trabalho de manutenção do interesse desses leads se relacionando com eles e entregando mais conteúdos relevantes e educativos;

4- Por fim, transformar os leads em clientes do seu negócio.

Perceba que a estratégia de Inbound Marketing acompanha a jornada de compra do consumidor:

Claro que essa é uma forma bem resumida. Em cada etapa há um estudo bem profundo e um planejamento bem elaborado.

Uma consequência interessante dessa estratégia e que vale a pena ser dita é que todo esse processo de conquista do público gera defensores espontâneos da marca (promotores).

Isso porque as pessoas, mesmo antes de se tornarem clientes, se identificam com o que as empresas dizem em seus canais e saem em defesa delas sempre que necessário, uma vez que já se estabeleceu uma relação de extrema confiança e admiração. Ou seja, você se torna uma autoridade.

 

Velho Marketing x Novo Marketing

No “velho marketing“, porém, esse tipo de postura não é comum, visto que não é realizado um trabalho mais focado em quem, de fato, tenha potencial para se tornar advogado da marca.

Nesse tipo de proposta, a empresa geralmente perde dinheiro pois não consegue captar leads qualificados que realmente represente seu público alvo e que tem uma intenção de compra. Isso se traduz em perca de tempo e dinheiro pois o lead não está pronto.

No “novo marketing” (o Inbound Marketing), a ideia não é necessariamente a de realizar conversões de cara, mas sim de criar laços com o seu público e trazê-los, pouco a pouco, para mais perto, de modo que a compra seja uma consequência natural.

Isso se traduz em ganho de tempo e dinheiro, visto que os leads estarão prontos para compra então o esforço de venda será menor e mais fácil, além de valorizar sua marca tornando as objeções quanto ao seu produto ou serviço bem menores.

Resumindo:

 

Conteúdo certo para o público certo

Saiba o que o usuário busca e facilite a vida dele.

Como?

Entregando de bandeja o que ele quer, isto é, um conteúdo rico e que o satisfaça de alguma forma.

Saiba o que as pessoas estão procurando e apresente-se como o melhor resultado de suas pesquisas. Aí, então, ao entrar no seu site, quem antes era apenas um visitante deixa de ser para se tornar um lead, visto que já foi despertado nele o interesse pelo seu conteúdo.

Daí para frente o trabalho é o de nutrir isso, de modo que ele volte mais e mais vezes, divulgue espontaneamente a quem tem interesses iguais, saia em defesa quando preciso for e, lógico, consuma o que a sua empresa oferece.

Produza um bom conteúdo para o blog da sua empresa, para as suas redes sociais, realize eventos, lance ebooks e vídeos, procure saber quais palavras-chave podem gerar mais fluxo para o seu site… enfim, esteja sempre acessível ao seu cliente quando ele procurar por algo em relação ao seu negócio e seja para ele a primeira e melhor opção.

 

O que eu ganho com isso?

Os principais benefícios desde modelo são:

– Valorização da marca, produtos e serviços;

– Construção de autoridade;

– Geração de tráfego qualificado;

– Conversão de leads e oportunidades de negócio;

– Conquista de clientes fiéis;

– Amadurecimento da empresa.

 

Compra realizada, fim do trabalho?

Não!

Ao fazer com que alguém realize uma compra em sua empresa, um grande e importante passo é dado, mas isso não é tudo.

É aí que se fazem necessários pelo menos dois outros trabalhos: o de saber para onde essas pessoas vão depois da experiência de compra e o de manter vivo o interesse delas pela sua marca. Ou seja, tornar o seu cliente fiél e recorrente. Assim você terá um negócio previsível, escalável e lucrativo. Esse é o objetivo!

Você pode até ficar satisfeito com as conversões realizadas, mas não deve se acomodar com isso. Otimize, trabalhe para que elas se multipliquem, conquiste todos os dias seus clientes e assim, faça da relação público x marca uma relação duradoura.

 

Vamos continuar esse papo sobre Inbound Marketing?

Se candidate a uma vaga gratuita da nossa Mentoria Online, esclareça as dúvidas que você porventura tenha e receba orientações sobre a maneira mais eficaz da sua empresa investir em marketing:

*Para garantir a qualidade deste serviço, os profissionais envolvidos possuem uma agenda limitada, permitindo somente 5 consultorias por mês. Por isso, caso tenha interesse na mentoria, é importante que você entre em contato o quanto antes, para garantir a disponibilidade de um dos nossos consultores.

 Continue acompanhando nosso blogfanpage e linkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio 😉 #TakeaNote #TakeIdeas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *