Como o email marketing ajuda a aumentar a margem de lucro da sua empresa?
O email marketing continua se apresentando cada vez mais como um canal que provê grande ROI (retorno sobre o investimento).
Isso porque, de alguns anos para cá, o email evoluiu muito e, fazendo um bom trabalho de marketing digital, você consegue obter um bom nível de segmentação das campanhas, ou seja, consegue identificar o interesse dos seus leads, segmentá-los e enviar apenas mensagens relevantes.
Além disso, o custo para alcançar toda a sua base é menor em comparação a outros meios, como mídias sociais, e, cada campanha, se bem realizada, tende a trazer resultados palpáveis e de curto prazo (dependendo da oferta e estratégia).
Os 2 tipos de email mais comuns são:
- EMAILS PROMOCIONAIS: emails com o objetivo de promover uma ou mais ofertas de produtos e soluções.
Exemplo:
- NEWSLETTER: email com um compilado de conteúdo e ofertas de diferentes níveis, sejam essas ofertas diretas ou indiretas, como post-blog e materiais ricos.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Sabe como aumentar 50% as vendas de sua empresa a partir da sua base de contatos?
A solução é simples: trabalhe com nutrição de leads.
- “Empresas que se destacam em nutrição de leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor.” – Forrester Research
- “50% dos leads são qualificados, mas ainda não estão prontos para comprar.” – Gleanster Research
- “79% dos leads vindos do marketing nunca se convertem em vendas. A principal causa disso é a falta de nutrição de leads.” – MarketingSherpa
- “Leads que foram nutridos geram vendas 47% maiores do que leads que não foram.” – The Annuitas Group
- “Apenas 5% das empresas usam soluções de automação de marketing.” – Forrester Research
Se convenceu? Então vamos lá:
Faça Gestão de Leads
Todas as pessoas estão na sua lista porque conhecem a sua empresa e deram a autorização. É uma lista extremamente qualificada. Portanto os resultados de abertura, clique e conversão dos emails marketing enviados tendem a ser consideravelmente relevantes.
Como fazer? Dá certo mesmo?
Algumas empresas ainda trabalham com o marketing da interrupção, disparando e-mails aleatórios de descontos, de vendas, sobre empresa ou produto. Mas isso não dá resultado. Isso só “queima” a reputação da sua empresa.
Além de encher a caixa de emails do seu lead, o processo de compra do consumidor não é mais a mesma da década passada. As empresas precisam então entender isso, parar de interromper e começar a ser atrativo para o seu cliente em potencial.
O email marketing de resultados é aquele que é utilizado como uma ferramenta de relacionamento. #TakeaNote #TakeIdea
Segmente sua Lista
Um dos primeiros passos para garantir maior conversão de emails é ter certeza que eles estão sendo enviados para as pessoas certas.
Por isso, como eu apontei no começo do post, o ideal no disparo é usar a segmentação dos leads.
Dividir sua lista baseada nos interesses é a chave para garantir que seus emails sejam abertos e enviadas para as pessoas certas.
Assim, leads que trabalhem no segmento X não precisa receber emails que são direcionados para o segmento Y, por exemplo. Isso aumenta os resultados, visto que cada base recebe emails de seu interesse, de forma mais personalizada e humana. De fato, se relacionar com eles e deixá-los mais próximos da sua empresa.
Para criar um bom relacionamento e fazer com que a sua marca esteja sempre presente na mente dos leads, é importante desenvolver estratégias para grupos específicos, que tenham as mesmas características, desejos e necessidades. E é em momentos como esses que o e-mail marketing denota toda a sua potencialidade.
A era do marketing de massa acabou. Hoje em dia, o que os consumidores querem e esperam da sua marca é diferenciação e exclusividade. Sendo assim, aproveite o potencial de segmentação do e-mail marketing para criar conversas exclusivas com cada cliente e perceber com mais facilidade do que ele precisa. Assim você pode otimizar suas campanhas de marketing para estimular mais compras com uma assertividade incrível.
Uma vez que você já esteja nutrindo seus leads com o conteúdo adequado por meio do e-mail marketing, eles amadurecem a ideia de compra em sua jornada (veja imagem abaixo) com mais velocidade, chegando a uma decisão em bem menos tempo.
Além disso, como sabem exatamente do que precisam, estão dispostos a pagar até um valor maior por uma solução mais completa, elevando seu ticket médio.
Qualificação de Leads e Vendas
Perceba que quando um lead tem certeza do que precisa, seu time de vendas não precisa se esforçar tanto para convencê-lo, concorda?
Esse lead é chamado de “lead qualificado”, porque ele já sabe do que precisa, basta que você faça a venda.
Os vendedores se deparam com leads mais propenso a comprarem e não perdem tempo com “curiosos”, que só estão “dando uma olhadinha” sem grandes intenções de compra.
O Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing ajuda a preparar os seus leads para esse momento, poupando tempo e recursos do seu time de vendas por meio de nutrição de leads. Ou seja, o envio sistemático de conteúdo rico e relevante para o seu público por meio da automação de marketing.
Leads qualificados tomam decisões mais rápido e aceleram o seu ciclo de vendas. Um ciclo de vendas menor significa dinheiro entrando mais rápido e mais tempo para se dedicar a captar novos leads, nutrí-los e convertê-los.
Resultados: vendedores otimizam seu tempo fechando negócios enquanto a nutrição de leads prepara seus compradores e elimina pessoas que não estão realmente interessadas.
Entenda o que sensibiliza o seu cliente. Faça um brainstorming com a equipe de vendas para identificar quais as principais objeções e passe para a equipe trabalhar o conteúdo em cima disso.
> Leitura Recomendada: Inbound Sales: Processo para tornar suas vendas eficientes e escaláveis.
E o seu negócio já tem email marketing?
Depois de ler esse artigo, é possível concluir que se relacionar por email de maneira estratégica com seus leads é fundamental para o o sucesso da sua empresa, não é?
Você se relaciona, divulga e vende por email hoje? Se não, entre em contato conosco e comece a implementar essa estratégia na sua empresa.
Continue acompanhando nosso blog, fanpage e linkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio ;) #TakeaNote #TakeIdeas
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!