A pergunta que não quer calar: quanto tempo vou levar para ter retorno com marketing digital?

Essa pergunta é muito pertinente! Afinal, estamos falando sobre investimentos, e como todo investimento, visamos retorno, não é mesmo?

A internet é galgada na ideia de que tudo está a uma distância ínfima. Qualquer dúvida ou compra pode ser solucionada com apenas um clique.

Mas quando falamos de investimentos em marketing digital, sobretudo em projetos de inbound marketing, a situação não é bem assim.

A estratégia comprovadamente traz resultados superiores a técnicas de marketing tradicional, mas o retorno é a médio e longo prazo.

Na prática, estratégias de marketing exigem meses de trabalho e dedicação para que os resultados sejam percebidos. No entanto, uma vez feito isso, os esforços se transformam em ganhos duradouros.

Essa discrepância entre expectativa e realidade do tempo de retorno com marketing faz com que alguns empresários, que não tenham esse conhecimento, queiram fechar contratos pequenos de até 3 meses.

O problema é que com apenas 3 meses você não consegue ter resultados tangíveis ainda e o que foi plantado até então passa a ser colhido a alguns meses depois desse tempo.

Afinal, qual o tempo ideal de contrato?

Um contrato de marketing de curto prazo é como namorar alguém que está indo morar fora do país daqui a alguns meses: já começa com um tropeço lá na frente.

O marketing é mais comparável ao casamento, em que a relação é construída progressivamente e pensada para durar a vida toda, gerando resultados prósperos para as duas partes.

Portanto, um contrato a médio prazo, de 12 meses, é fundamental para ajudar sua empresa e a agência escolhida a passarem pela curva de aprendizagem.

Isso porque a agência consegue implementar o método, amadurecer o processo e apresentar resultados cada vez melhores, fazendo com que sua operação seja otimizada com os insights gerados. As ferramentas também, como Google e Facebook. Ambas também possuem um tempo de aprendizado em cima de dados para trazer retornos efetivos.

Muitas vezes é preciso fazer várias mudanças de rota até as coisas engrenarem e o número de leads e de vendas começar a aumentar, o que possivelmente leva um bom tempo, mas é progressivo, cresce mês a mês.

Abaixo te apresento alguns benefícios sobre os contratos de médio e longo prazo, que podem te ajudar nas próximas negociações.

Quais são os benefícios do contrato à longo prazo?

# MAIORES RESULTADOS

Quando se tem mais tempo de contrato, nós temos mais tempo de fazer uma imersão no negócio do cliente, pegar o ritmo da empresa e, como consequência, gerar resultados maiores e mais assertivos.

Isso começa com um planejamento mais longo, um plano de ação de 12 meses, onde todas as ações serão feitas com a segurança de que tudo vai ser colocado em prática e os resultados serão apresentados conforme o projeto vai sendo executado.

Para exemplificar, imagine fazer todas as ações propostas para o desenvolvimento de conteúdo em um período menor que 6 meses: pesquisa de mercado, planejamento editorial, definição de pauta, escolha de autores, publicação recorrente de blog posts, análise e otimização dos posts. Todas essas são estratégias que levam tempo para serem bem executadas com resultados consistentes.

E não é apenas em conteúdo que isso se aplica.

Imagine agora um contrato de anúncios no Google. Com certeza, com um contrato de 3 meses é possível apresentar alguns resultados, mas para entregar os melhores resultados, como otimizar suas conversões, melhorar o CPC (Custo por Clique), entre outros, é preciso que a agência tenha tempo e você, paciência.

Por isso é interessante que haja um comprometimento e acompanhamento recorrente ao longo do projeto, conseguindo analisar os picos da empresa e preparar a “máquina’ para os próximos anos.

# A APOSTA É BILATERAL

Nós apostamos no cliente o mesmo que eles apostam em nós.

Portanto, temos que nos organizar sempre para atender o cliente da melhor maneira possível.

Então, se o cliente tem um contrato mais longo, é natural que a agência vá alocar profissionais mais qualificados para o projeto, ou mesmo contratar novos profissionais para melhor atendê-lo, gerando valor para esse investimento de longo prazo.

# BENEFÍCIOS MONETÁRIOS

Pense em planos de academia:

  • Valor mensal sem contrato: R$ 189
  • Valor mensal com contrato de 12 meses: R$ 129

O desconto acontece no plano com contrato de longo prazo.

Isso é feito porque na academia, assim como no marketing, a pessoa que não se compromete por um curto período, não irá ver resultados e irá desistir. Bom seria se com 1 mês de esporte fosse possível entrar em forma para o verão depois de 1 ano sedentário.

Por isso, os benefícios monetários se apresentam nos valores a longo prazo. Tanto para a sua empresa como para a agência.

Os planos aqui da Mkt Ideas, possibilitam condições especiais nos pacotes e nos contratos de no mínimo 12 meses, apresentando uma economia altamente considerável.

Além do valor, ainda tem um ROI melhor e proteção de reajustes de preço durante o tempo de vigência do contrato.

# OTIMIZAÇÃO DO TEMPO COM RENOVAÇÕES

Sempre que um contrato vence, existem as conversas sobre a renovação. Com um tempo de contrato longo o desgaste na renovação é menor.

Por exemplo, vamos pensar num contrato de 12 meses com revisões trimestrais entre sua empresa e a agência. Após 4 reuniões as duas partes já estão com as expectativas alinhadas e a renovação vira algo natural dando continuidade ao que já vem sendo feito.

E qual é a estimativa de tempo de retorno?

Em geral, as iniciativas de marketing digital começam a apresentar retorno mensurável entre os 3 e 6 meses de implementação e gestão. Consideramos esse o tempo onde as raízes estão sendo criadas e começando a surgir resultados tangíveis.

Assim que a sua estratégia começa a dar certo, os resultados tornam-se cada vez mais rápidos.

A partir de 12 meses, é possível ver toda a estratégia andando com mais força e de maneira sustentável.

Separamos o tempo de retorno de algumas ações para você ter um direcionamento:

Imediato a Curto Prazo – de 1 a 3 meses

# ANÚNCIOS

Especialmente em empresas B2C (Business to Consumer), nas quais as jornadas de compra tendem a ser mais curtas e pautadas por impulso, é possível ver um retorno com investimento em links patrocinados de facebook, instagram e google em até 3 meses. No entanto, para vendas mais complexas, um padrão é verificado a partir de 3 meses. Além disso, as campanhas e os investimentos podem ser mais elaborados e otimizados, garantindo um maior retorno.

Se você quiser saber mais como funciona os anúncios no google, veja este artigo aqui.

# ISCAS DIGITAIS / MATERIAIS RICOS

Com estratégia de divulgação por campanhas de anúncios, email marketing e landing pages no site, em 3 meses (inclusive menos) os materiais ricos (ebooks, templates, infográficos) já começam a converter leads e a engordar o mailing para que o relacionamento seja nutrido.

Curto a Médio Prazo – de 3 a 6 meses

# REDES SOCIAIS

Alguns resultados orgânicos também podem ser vistos nas redes sociais a partir de 6 meses de implementação (com exceção quando você anuncia, como apresentamos acima). Nesse período também é possível ter uma análise de posts, conteúdos e formatos com maior engajamento para que estes sejam priorizados no momento de produção e, assim, aumentar o alcance orgânico da marca nas redes.

Sua empresa ainda não está presente nas redes sociais? Veja os benefícios que está perdendo, neste post aqui.

Médio a Longo Prazo – de 6 a 9 meses

# BLOG

Por se tratar do desenvolvimento de um conteúdo aprofundado e robusto que exige muito estudo, ajustes, colhimento de feedback do público e da empresa, entre outras ações para deixá-lo bem alinhado com as metas da empresa e ser indexado pelos buscadores, você provavelmente começará a ver os resultados entre 6 à 9 meses.

Como o blog é um ativo que vai se acumulando ao longo do tempo, você pode acelerar o crescimento e o retorno aumentando a frequência das publicações, assim aumentará o acervo de temas, assuntos e quantidade de palavras chave no seu blog.

Dica: A Hubspot constatou que empresas com mais de 400 posts publicados recebem o dobro de tráfego obtido por aquelas que têm menos de 400 posts, e essas empresas também obtiveram 3 vezes mais leads do que aquelas que publicaram menos de 100 posts. Então vamos atingir essa meta? 😉 Tráfego, receita e público crescem exponencialmente, não linearmente. #TakeIdeas

Saiba mais sobre os resultados colhidos na gestão de um blog; leia esse post aqui.

# EMAIL MARKETING

Uma das causas do email marketing estar aqui é devido à base de leads. Criar uma lista de leads bem segmentada é algo que demora para ser conquistado. Tudo isso é feito por meio de landing pages, mídia paga, conteúdo, entre outras ações.

Conquistada a base de leads, o retorno através dos disparos de email marketing vem mais rápido, tanto de relacionamento pós venda, quanto para fazer seus leads avançarem na jornada de compras, através de fluxos de automação, e assim converter mais vendas para o seu negócio.

Veja também: Como o email marketing ajuda na margem de lucro da empresa.

Longo Prazo – a partir de 12 meses

# BRANDING

Estabelecer a sua marca dentro de uma estratégia de posicionamento é algo que leva tempo, especialmente se o seu negócio é novo e está se inserindo agora na internet. Empresas mais consolidadas conseguem pular essa fase por já terem posicionamentos bem definidos no offline antes bastando “apenas” espalhá-los na internet.

# OTIMIZAÇÃO

A partir do momento que sua estratégia esteja sustentável e com todas as ações encaminhadas e em andamento, ou seja, a máquina rodando, considere ajustar as engrenagens e, assim, maximizar o seu ROI.

# INBOUND MARKETING

Quando falamos de Inbound Marketing, estamos falando dos resultados de todas as ações de forma integrada, seguindo as etapas da metodologia. Portanto, como você já deve ter concluído, o retorno ideal se dá em até 12 meses.

Se ainda não conhece a metodologia de inbound marketing, acesse esse artigo aqui.

O que pode acelerar os resultados depende de você. Empresas que têm um profissional para trabalhar em parceria conosco, nos dar feedback e nos atender, conquistam excelentes resultados em um tempo razoável. Como a metodologia é a mesma para todos, a diferença entre não ter ou ter resultados está no cliente.

Conclusão

Como visto, os resultados de médio a longo prazo são de estratégias que têm uma lucratividade por mais tempo.

Parar as ações antes do período ideal significa jogar no lixo todo o trabalho que foi realizado.

Por exemplo, quando você interrompe por 1 mês uma campanha de anúncios, os resultados já são cortados. No entanto, se você publica um post no blog, todo trabalho feito nos conteúdos já publicados irá se manter e continuar gerando tráfego e leads para o seu negócio.

Inclusive, falamos sobre isso em um post bem interessante sobre investimentos em branding e performance.

Portanto, para as empresas que optam por um período mais longo com as ações de marketing, possuem um retorno gratificante, com resultados cumulativos que evoluem em progressão com o tempo: quanto mais longo o projeto, melhor o resultado final.

imagine que em 5 meses você tenha adquirido 20 leads. No sexto mês, você adquire 40, no sétimo 200, no oitavo 500 e por aí vai. Ou seja, o sucesso impulsiona os resultados, diminuindo os custos das ações e aumentando as vendas. Como consequência, sua empresa está consolidada e bem estruturada no mercado.

Crescimento acumulativo do marketing à longo prazo

 

Como expliquei, esse é um processo repetitivo que requer investimento estratégico dos seus recursos. E se você contar com melhorias contínuas, verá um aumento do retorno sobre o investimento, com uma queda no custo por lead (CAC).

Também deve ser levado em consideração o Ciclo de Vendas do produto ou serviço. Quanto tempo o seu lead leva para fechar a compra desde o momento que entra em contato com sua empresa? 3 meses? Então o seu retorno será de no mínimo menos 3 meses. E, antes disso? Em quanto tempo, antes de entrar em contato com sua empresa, ele fica consumindo conteúdo no seu site e redes sociais, por exemplo? 2 meses? Então seu retorno mínimo será de 5 meses, então os esforços de marketing que iniciarem em Maio trarão retorno em Outubro, por conta da Jornada de Compra do seu consumidor. Faz sentido? Claro que esse tempo pode ser acelerado conforme vamos otimizando a performance das ações.

Além disso, é preciso desenvolver um plano de marketing que oriente todos os canais e ações digitais para alcançar os objetivos.

Aqui na Mkt Ideas nós realizamos o planejamento e implementação das ações para dar o setup nas estratégias de marketing. Estruturar toda esta estratégia demanda tempo, bem como implementá-la, fazer os ajustes necessários e, principalmente, conquistar audiência.

Infelizmente, muitos consultores e agências não conseguem demonstrar organização, visão e planejamento futuro para colher os resultados para os clientes.

Durante minha carreira em que passei por empresas de segmentos e agências de publicidade percebi isso e entendi que ou você tem processos claros ou você não consegue gerar resultados.

Por isso, aqui na Mkt Ideas nós sempre alinhamos metas e expectativas com nossos clientes e acompanhamos os resultados no decorrer dos meses. Quanto mais clara e realista a comunicação entre marketing e vendas melhor. #TakeIdeas

Nós entendemos as dúvidas que vocês tem, portanto, antes de escolher sua agência, é importante conhecer sua forma de trabalho, cases de sucessos, entre outros que apontamos no post 5 pontos essenciais antes de contratar sua próxima agência parceira.

Espero que este post ajude nas próximas negociações! Caso tenha dúvidas, deixe nos comentários e se precisar de uma agência parceira, conte com a gente para isso!

 

 

Continue acompanhando nosso blogfanpage e linkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio 😉 #TakeaNote #TakeIdeas