Sempre que chega uma nova oportunidade de negócio para o seu time comercial, os vendedores começam uma jornada que tem como objetivo conquistar esse lead e transformá-lo em cliente.

 

Mas você sabe quais são essas etapas?

Possuir e compreender o ciclo de vendas é essencial para a saúde de qualquer negócio.

Com ele você consegue tornar o processo de vendas mais previsível.

Neste post vou então explicar o que é ciclo de vendas, sus importância e dicas para você montá-lo.

Vamos lá?

O que é ciclo de vendas?

Ciclo de Vendas é composto por uma série de etapas necessárias para realizar uma venda, que começa desde o primeiro contato do cliente com sua empresa até o fechamento da venda.

Em outras palavras, o ciclo de vendas é a duração de todo o processo que vai transformar um lead em cliente. A partir do momento em que um prospect ou lead faz o primeiro contato com o seu vendedor e é agendado uma reunião, o ciclo se inicia.

Vendas Simples x Complexas

Para quem já conhece o conceito de vendas simples e vendas complexas sabe que o ciclo de vendas é um dos fatores para categorizar ambos os tipos de vendas.

Em vendas simples temos ciclos de vendas reduzidos podendo acontecer em um dia, hora ou minutos, como em um ecommerce, por exemplo. E em vendas complexas temos ciclos de vendas maiores variando entre dias, semanas, meses e, em alguns casos, anos, como em uma imobiliária, por exemplo.

As etapas do ciclo de venda

Conforme já abordamos nesse artigo sobre Inbound Sales, não importa se você atua com vendas simples ou complexas, existem algumas etapas comuns para a maioria dos segmentos.

Essas etapas são:

  • Pesquisa: reunir informações relevantes sobre o seu lead em potencial para você abordar.
  • Prospecção: conseguir falar com o lead em potencial.
  • Conexão: fazer contato com o lead em potencial através de email ligação ou envio de brinde por exemplo.
  • Necessidade e Descoberta: fazer uma avaliação e descobrir a necessidade do cliente.
  • Solução Ideal: apresentar uma proposta comercial e os benefícios da sua solução ideal.
  • Fechamento: efetivação da compra.

 

Expliquei de forma mais aprofundada as etapas neste artigo: Inbound Sales: Processo para tornar suas vendas eficientes e escaláveis. Vale a pena a leitura e aplicar o passo a passo hoje mesmo na sua empresa.

No entanto, as etapas que apresentei são um exemplo. Algumas empresas podem precisar adicionar ou eliminar algumas etapas.

Além disso, os efeitos do ciclo de vendas são diferentes se você trabalha com inbound ou outbound. Podemos nos aprofundar sobre isso nos próximos artigos, farei isso se me pedir nos comentários 🙂

Como montar um ciclo de vendas matador?

Após definir as etapas de forma adequada ao seu caso, o primeiro passo para montar um ciclo de vendas eficiente é conhecer bem o seu funil de vendas e ter as etapas bem definidas

Estamos falando de uma construção que tem objetivos e metas estabelecidas de acordo com a estratégia do seu negócio, alinhadas com o processo de compra do cliente. Os hábitos do cliente são vitais aqui.

Você precisa investigar detalhes sobre o seu persona, como:

  • quando o cliente compra;
  • quem o influencia;
  • como ele pesquisa;
  • para quem ele pode pedir indicações;
  • quando costuma estar mais disponível;
  • que lugares frequenta;
  • o que é importante para ele; etc.

Esses são questionamentos que ajudam a determinar não apenas sobre o que fazer, mas como, onde e quando.

Quanto mais informação conseguir levantar, mas fácil vai ser elaborar uma abordagem natural, que ocorra no tempo e de acordo com os desejos do cliente.

Depois, é importante entender onde estão concentrados os seus esforços de marketing. É na educação dos leads? É na geração de leads? É em se tornar referência no mercado?

Esses pontos ajudam o vendedor a estabelecer uma estratégia de venda. Leads menos educados precisam de mais reuniões e mais conteúdo, por exemplo.

Finalmente, é preciso mapear as reuniões de vendas — quantas são feitas, e quando — para entender qual é a duração média do processo.

Depois, é hora de otimizar tudo!

Quais são os benefícios do ciclo de vendas?

Primeiro, você conhece mais o tipo de comprador que está se tornando cliente, quais são suas preferências e qual discurso de vendas é o mais interessante para converter esse lead.

O ciclo de vendas também ajuda a alinhar melhor as áreas de marketing e de vendas, já que ajuda a mostrar pontos a serem melhorados dentro da geração e nutrição de leads.

Toda empresa de sucesso tem um ciclo de vendas definido e bem montado. Se a sua ainda não tem um, não perca tempo! Siga nossas dicas e comece agora mesmo.

 

Continue acompanhando nosso blogfanpage, instagramlinkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio 😉 #TakeaNote #TakeIdeas