Que o marketing, em especial o digital, se tornou essencial para a comunicação e conversões em vendas de qualquer empresa, todo mundo já sabe.

Porém, o que muito empresários ainda não se atentaram é para a importância de contratar profissionais especializados para lidar com os desafios e desenvolver soluções eficientes para suas campanhas.

Hoje, as atualizações são constantes e o empreendedor precisa estar preparado para atendê-las, logo, é essencial que busque auxílio com outros profissionais. Dessa maneira, será mais fácil se adaptar ao ritmo do mercado.

Portanto, se a sua empresa está interessada em ampliar a presença de marca, reforçar o relacionamento com os consumidores, melhorar a reputação da marca, atrair novos clientes e ampliar as vendas, contratar uma consultoria de marketing é essencial.

Mas…será que já é hora de dar o próximo passo e contratar uma agência de consultoria voltada a isso?

Se essa é sua dúvida, continue lendo o artigo e entenda melhor sobre como funciona a consultoria de marketing e se realmente é a hora certa para investir nela.

Vem comigo!

Como funciona a consultoria de marketing?

Conforme falamos neste artigo, diferente do formato de gestão completa (em que a sua empresa contrata uma agência que se torna responsável por todas as estratégias e execuções dos projetos e marketing), a consultoria oferece uma maneira de trabalho que envolve o esforço e comprometimento de ambas as partes.

Isso significa que sua empresa será treinada para aprender a integrar o marketing à sua estratégia, e, durante o processo a agência supervisionará e acompanhará o que é desenvolvido, auxiliando para que tudo saia conforme o planejado.

Saiba mais sobre o que faz uma consultoria aqui: Consultoria de marketing: o que é e como pode me ajudar?

Agora vamos ao que interessa!

Quando contratar uma consultoria de marketing?

Na verdade, a resposta é bem simples. Basicamente é em 2 momentos:

  • Quando você não tem o marketing ativo ainda, não faz a menor ideia de como começar, e precisa de um profissional para te ajudar a projetar ações previsíveis e assertivas.
  • Quando você já tem o marketing ativo e precisa de um profissional para te ajudar a identificar onde você errou ou melhorar o que deu certo no seu marketing já ativo.

Ainda não se convenceu?

Sei que às vezes é difícil saber se a sua empresa já chegou no momento certo para um maior investimento no setor de marketing.

Então vou te fazer algumas perguntas sobre o seu negócio.

Outros indicadores de que sua empresa precisa de uma Consultoria de Marketing

Você…

#1 – Não conhece a jornada de compra de seus clientes?

#2 – Está fazendo mais do mesmo?

#3 – Conta com profissionais com baixa qualificação e/ou desatualizados?

#4 – Precisa atualizar sua estratégia de marketing (para o inbound marketing)?

#5 – Está com baixa taxa de conversão?

#6 – Não sabe em quais ações investir para alcançar seus objetivos?

#7 – Precisa otimizar o retorno do investimento?

#8 – Não tem um planejamento claro afim de ter previsibilidade nos lucros?

#9 – Não faz uma análise criteriosa para identificar oportunidades e melhorias?

#10 – O site da empresa é muito simples e foi construído sem qualquer técnica para conversão de vendas ou contato para a equipe comercial?

Se você respondeu que sim para alguma das perguntas acima, então a consultoria é aconselhada para você.

Muitas vezes, o empresário ou o gestor não consegue enxergar a verdadeira situação da sua empresa, o que acaba gerando uma série de problemas. Por isso, ter alguém de fora avaliando o desempenho do negócio irá ajudá-lo a ter uma visão mais realista.

Com a proposta trazida pelo inbound marketing, por exemplo, os setores de vendas e de marketing nunca estiveram tão interligados como atualmente e muitas empresas ainda não se deram conta disso.

Consequentemente, muitas delas perdem inúmeras oportunidades diárias de gerar negócios.

Para evitar que isso aconteça, investir na consultoria é uma excelente ideia para atualizar a equipe.

O conhecimento sobre novas práticas, ferramentas e, sobretudo, comportamento do consumidor gera uma grande vantagem competitiva.

Daqui pra frente, isso será obrigatório para sobreviver no mercado. Sendo assim, quanto mais você antecipar a contratação de um consultor, menores as chances de começar errado em seu futuro negócio ou de perder mais dinheiro.

Durante o processo de tomada de decisão, é importante que, além desses pontos, você avalie o orçamento disponível, o resultado que a implementação da estratégia poderá trazer para você e o peso que terá no futuro da empresa.

Conclusão

Seja no meio empresarial ou pessoal, é de vital importância que se tenha como aliado uma equipe qualificada de profissionais em consultoria para te auxiliar desde o início onde e como investir com a total segurança.

Tenha em mente que para se manter competitivo é muito importante que você busque o aperfeiçoamento constante. Isso porque o mercado vive se modificando, e você precisa estar preparado para atender essas mudanças e continuar forte perante seus concorrentes e consumidores.

Vale também ressaltar que o marketing é investimento. Sendo assim, ao contratar os serviços de consultoria, você deve saber que o trabalho do consultor é primeiramente gerar vendas e lucros para a empresa e garantir o retorno do investimento do cliente (ROI).

Identificou se está na hora de contratar uma equipe de consultoria em marketing?

Mais importante do que seguir em frente e investir na promoção da sua empresa é contar com profissionais que orientem você e sua equipe a fazer isso da melhor maneira.

Você conhece bem a sua empresa, nós, da Mkt Ideas, conhecemos bem as ferramentas, o comportamento do consumidor e as diversas possibilidade de trabalho. Contamos ainda com a criatividade e o dinamismo que esse meio exige. 

Conheça nossas opções de consultoria de marketing e saiba como podemos ajudá-los: 

Já foram mais de 60 empresas atendidas que melhoraram seus resultados na internet. Será um prazer contribuir com você também.

 

 

Continue acompanhando nosso blogfanpage e linkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio 😉 #TakeaNote #TakeIdeas