Nós já postamos aqui no blog os benefícios de usar as redes sociais para negócios, e você percebeu que não são poucos né?

Confira alguns números:

  • O Facebook possui mais de 1.5 bilhão de usuários ativos em sua plataforma;
  • No Twitter, mais de 350 mil tweets são enviados por minuto;
  • O Instagram contabiliza mais de 1 milhão de curtidas por minuto;
  • No Youtube são assistidas mais de 6 bilhões de horas em vídeos por mês;
  • O LinkedIn possui mais de 400 milhões de usuários em sua rede.

Por isso maioria das empresas veem as redes sociais como uma forma muito eficiente de se aproximarem do consumidor.

Afinal, além das estatísticas surpreendentes, elas são totalmente grátis e através delas é possível alcançar bilhões de pessoas na internet.

Agora, que as redes sociais existem nos mais variados tipos, formas, quantidade de usuários e maneiras de uso, já sabemos. Mas, o que cada uma delas pode oferecer para o seu negócio? Será que sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?

Pensando nisso, eu trouxe algumas informações sobre cada rede social para te ajudar nessa decisão. Vamos lá!

Facebook: o mais popular

O QUE É:

O Facebook é a rede social mais popular e mais acessada do mercado. Mais de 69% da população brasileira está registrada e passa várias horas por semana no Facebook. Todas as idades, ocupações, gêneros e religiões são representadas e bem identificadas. Com esta ferramenta, é possível atingir o público alvo com facilidade, além de garantir um aumento significativo no redirecionamento para o site. Neste momento, o Facebook é definitivamente a melhor rede social para sua marca e para o relacionamento com seus clientes.

IDEAL PARA:

Para todas as empresas, sem exceção. O Facebook agora é visto como um bem essencial para o seu negócio. Seus clientes esperam que você esteja lá.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

A maioria são jovens e ativos, mas o público é bem extenso.

COMO É USADO:

Ele é bem flexível. Você pode compartilhar informações comerciais, eventos, promoções, notícias, artigos, ou até mesmo fatos relativos ao seu negócio. Os formatos das publicações podem ser em textos, imagens, vídeos, gifs e links. Pode-se postar diariamente ou algumas vezes por semana. Se for anunciar, não deixei de baixar nosso ebook:

Twitter: o mais rápido

O QUE É:

O Twitter é a rede social mais veloz, destinada a comunicação objetiva e rápida. Reconhecido como a 2ª plataforma de mídia, o Twitter ocupa a 2ª posição no quesito uso, atingindo 40% da população brasileira. Aqueles que o usam acompanham, compartilham e comentam as novidades diariamente.

IDEAL PARA:

Todos, mas especialmente empresas com muita produção de conteúdo, como as de notícias, esportes, marketing,etc. Se sua empresa trabalha em uma área onde as coisas são imediatas, o Twitter é uma obrigação para você.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

O público fiel a rede é engajado, atualizado e muito rápido. A maioria dos usuários que seguem uma empresa, estão atentos a ofertas especiais, cupons, concursos, etc. Muitos usuários seguem suas celebridades favoritas por lá.

COMO É USADO:

Sinônimo de velocidade, as publicações vem em forma de frases, títulos e mini-textos. Para interagir com este público é preciso manter um tom de conversa em seus tweets e estar extremamente inteirado sobre o que está acontecendo no mundo. Além do texto limitado a 280 caracteres, é possível também incluir uma imagem, um vídeo ou um gif. A rede pode servir para divulgação de produtos e serviços de maneira rápida e eficaz. As curtas informações despertam o interesse do consumidor e permite um contato fácil deste com a empresa. Também quando ocorre um evento digno de menção e hashtag você pode usá-lo com segurança, várias vezes ao dia ou uma vez por semana.

LinkedIn: o mais profissional

O QUE É:

O LinkedIn é rede social mais “profissional”. Essa plataforma do mundo corporativo tem uma média de 25 milhões de usuários ativos no Brasil.

IDEAL PARA:

Toda empresa deve pelo menos ter uma página, mas as empresas do setor B2B e as agências de recrutamento devem estar presentes, já que é uma rede feita para profissionais e bastante segmentada.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

Profissionais e empresas, sendo sua maioria B2B (Business to Business = empresas que vendem para outras empresas).

COMO É USADO:

O LinkedIn é útil para o networking, recrutamento e marketing pessoal.. Nele você se conecta com pessoas dispostas a trabalhar com empresas, empresas que possuem interesse em se conectar com outras empresas ou profissionais de interesse e compartilhar informações. Você pode fazer suas publicações comerciais ou compartilhar artigos profissionais. Participar de grupos que tenham a ver com seu negócio é uma ótima forma de se relacionar com pessoas interessadas em sua área de atuação e posicionar-se como autoridade nos temas em debate. Gere leads utilizando-se da aba de produtos e serviços oferecidas nas páginas empresariais para descrição de seu negócio.

Instagram: o que mais expõe

O QUE É:

O Instagram é uma rede que se concentra nas imagens, especificamente fotografias. e também vídeos curtos. É uma ótima vitrine. O Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de engajamento por parte de seu público. Pela sua capacidade de interagir facilmente com o público através de imagens, as marcas se inserem cada vez mais neste universo com mais de 100 milhões de usuários ativos. Uma maneira prática de divulgar produtos por fotos e vídeos, que chamam atenção para a compra.

IDEAL PARA:

Qualquer empresa que trabalhe com produtos visualmente apelativos ou artistas, com nicho em saúde, exercício, alimentação, design, moda e fotografia que busca alcançar o público mencionado acima.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

Os seus usuários são principalmente de 18 a 30 anos,são donos de smartphones e muitos deles são fotógrafos amadores e buscam postagens criativas e repletas de significados #lifestyle.

COMO É USADO:

O Instagram foi popularizado pela possibilidade de se retratar o instantâneo e ser uma alternativa ao público jovem após a adesão ao Facebook em peso por internautas do mundo todos. Suas fotos devem ser de alta qualidade, limpas e com boa iluminação. Publique regularmente, particularmente em eventos especiais. As hashtags também são grandes aliadas e podem ser utilizadas para popularizar sua marca e para centralizar conteúdos que tenham a ver com um determinado tema.

Google Plus: o que mais indexa conteúdo

O QUE É:

O Google+ é usado principalmente para compartilhar conteúdo. Essa plataforma foi criada pelo Google e isso por si só já deve fazer sua empresa repensar o fato de ignorá-la. Além de ter páginas específicas para empresas, contribui bastante para melhorar sua autoridade e rankeamento no Google. Destaque pelos Hangouts (chamadas de vídeo), essa rede busca se consolidar pelo conteúdo que disponibiliza, auxiliando no SEO da marca. A técnica garante maior relevância do site, para que apareça nas buscas orgânicas do Google.

IDEAL PARA:

Todos, mas especialmente as empresas “geek” e “tech savvy“.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

Essa rede social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Seu público é composto por homens em sua maioria (67%) no campo da TI e engenharia.

COMO É USADO:

Como o nível de atividade é muito baixo, não há necessidade de compartilhar mais de uma ou duas vezes por semana. O Google+ deve ser especialmente usado para Otimização Social, seus perfis e páginas são considerados sites regulares pelo algoritmo do Google, o que pode melhorar sua posição nos resultados orgânicos da busca. Outro dica importante, além do Google+, é o uso do Google meu Negócio (my business), usado para otimização de localização, com possibilidade de classificar e comentar sobre o seu negócio.

Youtube: o que mais atrai visitantes

O QUE É:

O YouTube é a plataforma de vídeo nº 1 do mundo. Essa rede possui uma grande autoridade perante as ferramentas de busca, possibilitando que os materiais publicados por ali tenham uma maior chance de atração de visitantes qualificados pelo canal. Outra vantagem é que o conteúdo publicado nessa plataforma tem alto poder de engajamento quando consegue agradar ao público.

IDEAL PARA:

Se você tem algum vídeo interessante, incluindo tutoriais, treinamentos, conferências, estudos de caso, entrevistas, comerciais e comédia, esta rede é para você.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

São consumidores que preferem assistir vídeos do que ler conteúdo. Mais de 1 bilhão de usuários únicos visitam o Youtube todos em meses em busca de vídeos divertidos, interessantes e atraentes.

COMO É USADO:

O conteúdo e a qualidade dos vídeos devem ser impecáveis: iluminação adequada, edição dinâmica e qualidade de som. Para otimizar seu vídeo em SEO, trabalhe o título e a descrição utilizando as palavras chave definidas para o material e em utilizar de 5 a 7 palavras como tags para seu vídeo. Não há necessidade de estar ativo diariamente. Quando você tem um vídeo, você o carrega e inicia sua promoção através de postagens do YouTube e do Facebook.

Pinterest: o mais inspirador

O QUE É:

O Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muito populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato, decoração e comida..

IDEAL PARA:

Marcas que trabalham com muito conteúdo visual (imagens, infográficos, etc). Você tem um negócio online e seus produtos são destinados principalmente às mulheres? As imagens dos seus produtos fazem as pessoas sonhar, como jóias, moda ou chocolate fino? Esta rede é uma obrigação para o seu negócio.

CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO:

Popular entre mulheres, os usuários dessa rede buscam obter ideias e inspiração. A maioria dos membros (cerca de 83%) preferem seguir sua marca favorita do que uma celebridade.

COMO É USADO:

As imagens devem ser de alta qualidade e você deve promover o compartilhamento (pino) onde quer que seja relevante.

 

Vale lembrar que o sucesso de suas ações nas redes sociais escolhidas vai demandar muita dedicação, conteúdo de qualidade e publicação frequente.. O Facebook e o Twitter demandam mais frequência nas atualizações, enquanto o Youtube e o Pinterest nem tanto, por exemplo, mas deve-se manter uma periodicidade.

O ideal é focar nas redes que tenham mais relevância para manter uma presença mais constante por lá.

Utilizando bem as redes sociais é possível criar um ativo de marketing importante, com audiência qualificada e alcance a clientes em potencial.

Se precisar de ajuda nas escolhas, escreva para nós e saiba mais em como podemos ajudar sua empresa a crescer nas redes sociais:

 

Continue acompanhando nosso blogfanpage e linkedin para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio 😉 #TakeaNote #TakeIdeas