Jornada de Compra: as 4 etapas fundamentais para o sucesso de sua campanha de marketing
Toda campanha de marketing, em especial de Inbound Marketing, devem ser guiadas por algo que chamamos de Jornada de Compra.
A Jornada de Compra é o caminho percorrido pelo consumidor a partir do momento que ele procura pelo seu produto ou serviço até finalizar sua compra
Dominar a Jornada de Compra faz com que a empresa compreenda as necessidades, problemas, desejos e costumes do seu público. E isso se reflete tanto no faturamento como na geração de valor para a marca.
Isso porque a decisão de compra de uma pessoa acontece muitas vezes fora do ponto de venda. Os consumidores hoje preferem fazer a busca daquilo que precisam na internet para depois falar com o vendedor.
Diante desse cenário, é imprescindível o mapeamento do comportamento de compra do consumidor. Afinal, quanto mais próximo da realidade do seu consumidor você estiver, maiores são as chances de entender e atrair para si pessoas realmente interessadas em seu produtos ou serviços.
Ao conhecer a jornada como um todo, você consegue acelerar esse processo, ou seja, fazer com que as pessoas cheguem mais rápido à decisão de compra. No caso de quem já é cliente, também é possível acelerar o processo para gerar novas aquisições.
Vendas antigamente x Vendas hoje
O comportamento o consumidor mudou muito nos últimos anos.
Há 10 anos atrás o vendedor estava no controle das vendas. O consumidor tinha uma necessidade, ia até a empresa por indicação, mídia impressa ou rádio/tv, e cabia ao vendedor apresentar a solução e pronto.
Hoje é o cliente que está no controle das compras. Ele só vai falar com um vendedor depois de pesquisar e se informar sobre a tal solução. E muitas vezes ele até argumenta com o vendedor na escolha da solução.
Ou seja, há passos que antecedem o momento que o consumidor decide entrar em contato com o vendedor da sua empresa. De maneira geral, o que precisamos entender é que, salvo produtos de primeira necessidade, as pessoas não decidem comprar algo de repente, muito menos se tornam fiéis a marcas dessa maneira.
E essa pesquisa vem de onde?
Blog, redes sociais, grupo de discussão, materiais gratuitos e todo tipo de conteúdo que eduque e ajude o consumidor, conforme já apontamos neste artigo aqui sobre as formas de atrair clientes.
Alguns números:
- Cerca de 80% dos consumidores pesquisam online antes de comprar
- 96% dos consumidores que pesquisam online utilizam o Google
- 80% dos consumidores preferem buscar informação de um produto/serviço em artigos do que em um anúncio publicitário
- 57% de uma decisão de compra é definida antes do consumidor entrar em contato com ao vendedor
- Empesas relatam que 57% dos contatos de clientes adquiridos vieram através de publicações em blog
- Empresas que utilizam blogs com conteúdo relevante conquistam 55% a mais de tráfego
Resumindo:
Se você não está gerando conteúdo relevante na internet, o seu público irá encontrar o seu concorrente quando fizer uma busca.
#Ficaadica #TakeaNote #TakeIdea
Agora que você entendeu um pouco do que mudou na Jornada de Compra do consumidor, vamos entender as etapas do processo!
💡 Leia também:
- 6 gatilhos mentais que vão acelerar a tomada de decisão do seu público
- Inbound Sales: Processo para tornar suas vendas eficientes e escaláveis
- Peça depoimentos e conquiste mais clientes com esses 4 passos?
Quais são as etapas da Jornada de Compra?
Podemos imaginar diferentes jornadas de acordo com as características do público, do mercado ou do próprio negócio. Mas em geral, a Jornada de Compra do cliente é dividida em: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.
É a progressão que seu cliente fará saindo da primeira fase, onde ele não faz ideia da existência de sua companhia e muito menos da existência de uma dor que você pode resolver para ele, progredindo para uma segunda fase de consideração de possíveis soluções e uma terceira fase que é a tomada de decisão baseada nas considerações da fase anterior.
1. APRENDIZADO E DESCOBERTA
o consumidor ainda não compreende muito bem o seu problema e sua empresa deve ajudá-lo a descobrir
Aqui é o início da jornada. Nessa etapa, o cliente tem uma necessidade que precisa ser suprida, porém ele não sabe muito bem qual seria o problema. Então ele busca aprender e estudar mais sobre o problema que ele tem ou sobre o mercado que atua pensando em melhorias.
Exemplo: Você oferece um software de gestão empresarial e seu cliente é o gestor de uma empresa que precisa escalar seu negócio, mas não sabe como, pois na visão dele, ele está fazendo tudo corretamente.
Essa é a oportunidade de chamar a atenção dele, atraindo-o, para fazê-lo perceber que tem um problema com conteúdos como “como escalar seu negócio” ou “10 sinais que de você está gerenciando sua empresa da forma errada.
2. RECONHECIMENTO DO PROBLEMA
seu potencial cliente já está ciente do problema e passa a buscar aprofundamentos e soluções
Aqui, o cliente reconheceu que ele tem de fato um problema e começa a pesquisar por possíveis soluções. Chega a fase de pesquisa e comparação.
Exemplo: Seu cliente descobriu no passo anterior que precisa de um software de gestão para conseguir organizar seus processos e sua equipe, e assim, escalar seu negócio. Agora ele vai atrás de mais informações sobre os diferentes tipos de sistemas no mercado.
Nesse momento, você deve cutucar ele, fazendo com que ele estude mais sobre as soluções (produto ou serviço), gerando conteúdos como “lista de funcionalidades essenciais que um sistema deve ter”.
3. CONSIDERAÇÃO DA SOLUÇÃO
seu potencial cliente está analisando as soluções disponíveis e torna-se uma oportunidades de venda
Nessa etapa, o cliente já está consciente sobre algumas possíveis soluções para sanar o problema e começa a ir atrás de mais detalhes sobre a solução da sua empresa.
Exemplo: Agora o cliente já sabe tudo sobre software de gestão e está interessado em fazer um contato formal com sua empresa para buscar por informações mais técnicas sobre a sua solução.
É o momento, portanto, de mostrar porque aquilo que você oferece representa a melhor solução. Ofereça dicas e técnicas que podem auxiliá-lo. Não tente vender seu serviço a todo custo, trabalhe para amadurecer essa relação.
4. DECISÃO DE COMPRA
suas oportunidades de venda, enfim, tornam-se clientes e mantêm o relacionamento com a sua marca
Nessa última etapa, o consumidor está comparando as opções disponíveis e pesquisando qual delas é a melhor para seu contexto. O discurso se direciona para a aquisição da sua solução (como valores, implementação, entrega, negociação e suporte ao cliente). Essa etapa é transferida do marketing para a equipe comercial.
Aqui é necessário mostrar os diferenciais da empresa em relação aos concorrente e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa. Mostre valor e cases de sucesso. Mostre como clientes parecidos alcançaram resultados tremendos.
Está gostando do conteúdo? Faça como os 5.347 inscritos: assine grátis nossa newsletter abaixo e faça parte da nossa lista VIP:
Os diferentes momentos de compra
Nem todas as pessoas chegam até a empresa no mesmo estágio da Jornada de Compra. Por isso, elas devem ser identificadas e respeitadas até o ponto em que o consumidor está “pronto” para receber um conteúdo focado na venda. Se você trabalha com vendas B2B e já começa em uma call ou reunião empurrando seu produto, sem entender em qual etapa o cliente está na jornada de compra, é grande a chance da venda estar se direcionando ao fracasso. Respire, dê um passo para trás e entenda a realidade do cliente.
Inclusive, falamos muito sobre isso no artigo: 4 formas de transformar leads em oportunidades de venda.
Por exemplo, digamos que você trabalhe na empresa que fornece softwares de gestão:
- Uma parte do público que chega até você já sabe tudo sobre os softwares de gestão -> já considera adquirir a solução.
- Outra parcela conhece os softwares, mas ainda não sabe dos benefícios e diferenciais que ele pode trazer (e precisa ser educada quanto a isso) -> já reconhece o problema que tem.
- Outra parte nem mesmo sabe que existe alguns softwares de gestão com tais funcionalidades e como isso pode ajudar ou agregar na vida ou no trabalho do consumidor (e isso também pode ser informado e ensinado, gerando mais potenciais clientes) -> ainda está aprendendo/descobrindo.
Viu como seus leads estão em etapas e momentos diferentes? Mas é interessante observar que, mesmo que os consumidores ainda não estejam considerando a compra, já se encontram dentro da Jornada de Compra e você pode gerar valor para eles e guiá-los até a compra.
O principal benefício de conhecer o público a esse nível é conseguir entregar exatamente o que cada pessoa precisa, a fim de gerar valor para a vida do consumidor e otimizar o Funil de Vendas.
Esse trabalho também envolve uma transição do marketing em massa para um marketing mais segmentado, que busca compreender de verdade as necessidades e desejos das pessoas.
Consequentemente, o relacionamento entre marca e público fica muito mais profundo e duradouro. O foco é usar tempo, lugar e conteúdo a seu favor. Em outras palavras, conhecer a jornada do cliente abre a possibilidade de alcançar seu público na mídia certa, no momento certo e com o conteúdo certo.
Agora que você já sabe os conceitos da Jornada de Compra do seu cliente, é hora de colocar a mão na massa e planejar sua campanha!
Se tiver alguma dúvida ou precisar de nossa ajuda, entre em contato conosco ou comente abaixo!
Aproveite e faça o download gratuito do ebook abaixo que fala da metodologia que acompanha a Jornada de Compra do consumidor e efetive mais ainda o seu marketing:
Continue nos acompanhando nos melhores canais para receber mais dicas que irão ajudar seu negócio:
#TakeaNote #TakeIdeas
.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Ótimas dicas! Incluir essas etapas durante uma campanha de marketing oferece um controle maior da marca sobre o público, além de trazer inúmeras vantagens através do relacionamento que se obtém a partir dessas informações.
😄